Na comemoração do 50º Festa não poderia faltar homenagem à memória de Patrícia Galvão. Pagu, como é muito conhecida, foi uma das maiores precursoras do teatro amador santista.
Além de ser homenageada na abertura oficial do festival, Pagu terá momentos de sua história retratados na Exposição Croquis de Pagu, extraída do livro homônimo, da escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Tanto no livro como na exposição, podem ser conhecidos desenhos que permaneceram inéditos por 75 anos. Inicialmente, eles estavam em poder de Oswald de Andrade. Com a sua morte, passaram ao filho Rudá de Andrade, que os entregou à escritora em 2004.
A partir de então, foram publicados e divulgados, percorrendo todo o Brasil em exposição itinerante. Os desenhos integram o acervo do Centro de Estudos Pagu/Unisanta, aberto à pesquisa e à comunidade.
As duas produções são de 1929, período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Lúcia incluiu, no livro e na exposição, fotos de momentos importantes de Pagu, além de amplo material de pesquisa, como jornais, de 1931 a 1959.
"Vamos homenagear figuras importantes das artes e de outras áreas, como os esportes. Pessoas que, assim como o Festa, também têm a comemorar as realizações dos últimos 50 anos", explica a coordenadora geral da Comissão Organizadora, Miriam Vieira.
Os participantes e convidados do festival poderão visitar a amostra entre os dias 3 a 14 de setembro, na Galeria do Centro de Cultura Patrícia Galvão, conhecido como Teatro Municipal de Santos, localizado na Av. Pinheiro Machado, 29, durante as atividades do evento.

O festival — A 50ª edição do Festa integra o Calendário Oficial de Eventos de Santos e do Estado de São Paulo. A realização é da Associação dos Artistas do Litoral Paulista e da Associação Santista de Teatro.
Um total de 24 espetáculos irão participar das mostras nacional de palco, estadual de rua, regional adulto, primeiros passos (iniciantes) e infantil.
Nestas três últimas categorias, todos os grupos são de Santos. A lista completa dos selecionados e suplentes está no site www.festasantos.com.
Além de mostrar o teatro feito na Cidade e proximidades, como o do Circo Navegador, de São Sebastião (Litoral Norte), o Festa reunirá espetáculos do Nordeste, com a participação do grupo Fábula, de Aracaju (Sergipe), e do Sul, com o K, de Blumenau (Santa Catarina).