Escritório Modelo da Unisanta finaliza projeto de reforma do Palácio da Polícia de Santos

445

Após mais de uma década em condições críticas de conservação, o Palácio da Polícia de Santos tem o projeto de sua reforma aprovado e licenciado. A adequação do projeto de recuperação foi realizada por alunos e professores do Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A equipe fez desde o desenho universal para a acessibilidade e banheiros adaptados, elementos da fachada e adequação orçamentária da obra. Além de professores de Engenharia e Arquitetura, participaram os alunos: Alexandre Ribeiro, Amanda Galasso, Ana Carolina Alvarez, Anderson de Araújo, Carolina da Silva, Diego de Magalhães, Douglas Hanashiro, Estefany Alves, Ester dos Santos, Evinly de Oliveira, Felipe Batista, Filipe Sega, Gabriel da Silva, Gabriel Rodrigues, Giovanna Sarabando, Guilherme Pinheiro, Isabella de Lima, Juliana Silva, Juliana Gomes, Maria Laisa Dubiela, Paloma Avelino, Pedro Henrique Correia, Pedro Henrique Pinheiro, Pedro Fraga, Veronica Trindade, Victor Feire e Vivian Christiano.

Segundo o delegado Dr. Manoel Gatto Netto, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-6), o grande mérito da equipe da Unisanta envolvida foi adequar o projeto ao orçamento vigente: “Ele (Escritório Modelo) pegou um projeto que tinha sido feito anteriormente, um projeto grande, que era inexequível por conta do custo, e conseguiu transformá-lo em um projeto mais prático e que a gente vai conseguir executar. Inclusive, os recursos para a reforma já estão disponíveis. Então, a Santa Cecília simplificou o caminho para nós, fazendo um projeto real das necessidades e que esperamos, em breve, estar executando a obra”, afirma o delegado.

Dr. Gatto também comentou sobre as áreas de abordagem do projeto: “O foco foi a reforma externa, a parte arquitetônica, a troca do reboco, a parte interna com a parte elétrica, a revisão elétrica, e também o AVCB do Bombeiro, a certificação para se receber o alvará do Corpo de Bombeiros.”

A Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, afirmou que a preservação de imóveis históricos e tão simbólicos como o Palácio da Polícia é um ato de cidadania. A reitora da Unisanta ainda parabenizou todos os envolvidos nesse projeto específico e no desenvolvimento das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da universidade, em especial os alunos: “Os alunos foram, percorreram, conheceram, então eu não acho que é só a questão técnica que está sendo aplaudida, mas também o fato de eles terem conhecimento do serviço que é prestado, de que forma esse serviço é prestado, sendo um ato voluntário, também vale para a sua formação profissional”, afirma Sílvia.

Os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Engenharia da Unisanta, Prof. Pierre França Correa e Profa. Ms. Nilene Janini de Oliveira Seixas, respectivamente, comemoraram a realização do projeto. O Prof. Pierre observou a importância de trabalhos práticos como esse para a formação profissional dos estagiários de Arquitetura que integram o Escritório Modelo. E a Profa. Nilene se mostrou impressionada com o empenho e o perfeccionismo da equipe do Escritório Modelo.

Inaugurado em 1994, o Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unisanta oferece uma oportunidade prática para os alunos da área em projetos gratuitos de cunho social, que já beneficiaram mais de 50 instituições, com o objetivo de apresentar uma perspectiva real das atividades dos engenheiros, arquitetos e designers por meio do estudo de casos de projetos e do dimensionamento de estruturas.

Creches, escolas, igrejas, centros, associações de moradores e outros locais também receberam projetos arquitetônicos de construção, de reforma, de regularização e estrutural desenvolvidos pelos docentes com a participação dos alunos.