Em sua sexta edição, o CINEME-SE traz a Santos o cinema em tempo real com a participação de VJ’s (visual jockey), todas as noites após a exibição de curtas-metragens nacionais e a sessão com o filme jogo “A 2Gruta”, onde o espectador poderá escolher entre 11 finais. Essas e outras novidades começam dia 13 de julho, às 19h30, no teatro do Sesc Santos e segue nos dias 14, 15 e 16, também na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A programação da noite de abertura terá como atrações: a videoperformance “O Corpo como cenografia do eu”, exibição dos curtas “Enciclopédia”, de Bruno Gularte Barreto, “A Mais Forte”, de Rick Mastro e “Semivida”, de Diego Lara. Para encerrar a noite será apresentado o espetáculo multimídia “Realirtual” que trabalha performances com diversos recursos visuais e também o diálogo íntegro com a trilha sonora executada ao vivo, em um composto multimídia que existe num novo espaço-tempo. Com Luciano Sallun e Laíz Latenek. Os convites podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Sesc. Mais informações no blog: www.cineme-se.blogspot.com ou pelos telefones 3202-7100 ramal 257 e 3278-9800.

Cinema ao vivo
O cinema ao vivo pode ser definido assim: são VJs, cineastas, videoartistas, que com seus notebooks improvisam ao vivo um remix de imagens e sons pré-gravados, uma obra experimental, nada linear, mas que empolga o público, porque a edição é feita na percepção do criador.

Um dos destaques deste novo formato é o VJ santista Ricardo Spetto que fará uma apresentação chamada “Frota Camuratti Videoremix”, já realizada em países como Argentina, Portugal, Espanha e França, realizada em Santos pela primeira vez. Pontuada pela sátira, palavrões e sacanagem. Filmes, novelas e telejornais são remixados, criando novas histórias a partir dos originais, somados à interação com o público.

Neste ano o tema do festival é “O corpo como cenografia do eu”. O nome pode até parecer complicado, mas o objetivo é levar a discussão sobre o quanto o cenário é importante e como estamos inseridos nele.

Atente e olhe ao seu redor, o número de pessoas, os objetos e atividades, perceba que há uma visão para cada posicionamento do seu olhar. Agora tente imaginar como seria estar num dos pontos que você acabou de ver e observar a posição em que está. Isto é cenografia, imaginar os diversos pontos de observação e, se reparar mais a fundo, perceberá que você faz parte do cenário em que está.

A sua posição, suas atitudes, seu modo de agir e de pensar fazem parte da sua cenografia. Querendo ou não, todos nós fazemos parte de um cenário e tomamos posições diferentes a cada situação. Isto é cenografia, ou seja, o corpo como cenografia do eu.

O Festival contará aíndacom sessões para crianças, como a Sessão Criança e a Sessão Pirueta. Na primeira, serão exibidos curtas de animação e na segunda, além de curtas, as crianças terão atividades lúdicas a partir da linguagem e estética do cinema. Os deficientes visuais também terão espaço com a Sessão Sem Olhar, onde o filme literalmente será sentido pelos telespectadores, mesmo aqueles que não têm nenhum tipo de deficiência.

O evento é realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e pelo Sesc Santos. O CINEME-SE é resultado da política pedagógica e cultural dessas duas instituições, somada a dedicação da comissão organizadora do Festival. Com foco na experiência do cinema e do audiovisual, o objetivo é estimular a formação de novas platéias e promover maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores.