Um Festival onde o espectador entra no filme em algumas sessões e pode experimentar o cinema além da tela. Com essa proposta,  será realizada a 10ª edição do CINEME-SE, de 18 a 20 de julho em Santos,  e nos  dias 21 e 22 de julho,  em São Paulo. O evento conta com o apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica e LabCine, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A realização é da Produtora Ricci Filmes, com inciativa e curadoria do jornalista e cineasta Eduardo Ricci e  Co-realização do Grupo EraTransmidia – São Paulo.

De acordo com Eduardo Ricci, são 14 anos de realizações e agora,  em sua 10ª edição, o Festival continua a expandir seu formato, fica mais imersivo e propõe ao espectador uma maior participação a partir do tema “Montagem no Cinema entre os saberes e os sabores da escolha”. Entre as novidades desta edição está a realização da Cine Imersão “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”, nas duas primeiras noites.

“A proposta é construir uma ponte cine imersiva entre o mar e a metrópole. Cada sessão abordará o tema central e expandirá seus conceitos a partir de práticas lúdicas e imersivas com gastronomia e o aroma do café, a bebida que historicamente também une as duas cidades”, afirma Ricci.

Toda a programação é gratuita e é necessário chegar 15 minutos antes para retirada de ingresso. Serão exibidos 18 curtas metragens convidados do Brasil, Portugal e Argentina. Haverá também ações transmídias, painéis imersivos com especialistas sobre o tema central e sessões com filmes projetados na tela e em realidade virtual.

“O Festival tem um caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem e videoperformances que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do realizador e do espectador. Há também a participação de VJ’s (vídeo jokeys), com apresentações de curta duração”, explica o diretor.

Programação na Unisanta – No dia 20 de julho será realizada uma Roda de Conversa sobre Cinema, Saberes e Sabores, das 14h às 18h, no Cineclube Lanterna Mágica da  Unisanta, Rua Cesário Mota, 8 – 5º andar.

Na oportunidade,  haverá um encontro de profissionais do cinema, da gastronomia e da biologia com o espectador. Acontecerão ações imersivas, com degustação e gamificação sobre linguagem, estética e as técnicas cinematográficas e gastronômicas na montagem de filmes e alimentos. Entre os profissionais convidados estão: Eduardo Lascane (Chef), Fábio de Almeida (Biólogo) e Márcia Okida (Designer Gráfica). Curtas convidados: “Céu Azul”, “Como é bom ser bom” e “A Retirada para um coração bruto”.

O evento tem Apoio Cultural da Universidade Santa Cecília, Cineclube Lanterna Mágica e LabCine, da Unisanta, Senac São Paulo, Esconderijo Criativo, Lobo Estúdio, Lab-X Santos, Instituto Pro Comum, Estúdio Gato Preto, Fórum da Cidadania de Santos e Jardin Cafeteria. Parceria com a Casa Satya, Pedal Noturno Santos, Vídeo Paradiso, Tescom, espetáculo Isra’a, Fica2018, A2g Estúdio, Studio Photo Cafe, Okida Arte e Design, Juicy Santos e Taverna Geek. Apoio Institucional da SPCine e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Confira toda a programação do CINEME-SE 2018 na página do Festival: www.facebook.com/cinemese2018 ou no blog https://cineme-se.blogspot.com/

Confira toda a programação do CINEME-SE 2018 na página do Festival: www.facebook.com/cinemese2018 ou no blog https://cineme-se.blogspot.com/