Cinema e a experiência do olhar. Este é o tema das oficinas integradas que serão realizadas pelo Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, de 18 a 22 de julho, às 19h, na sala Maurice Legeard de Cinema.

As aulas serão ministradas pelo jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci e têm como proposta possibilitar aos alunos conhecer as formas da construção do real e os conceitos fundamentais para usar, criar e atuar no meio audiovisual.

Durante as aulas, que terão a duração de três horas, serão abordados temas como imagens das cavernas ao cinema digital, edição de som, linguagem das cores, cenografia, iluminação, pedagogia da imagem, medo no cinema, o lugar do espectador e a sala de cinema, estrutura narrativa, entre outros.

O conteúdo está dividido em cinco oficinas: Oficina 1: Primeiro Cinema- Origens e Desconstrução do real; Oficina 2: Estética e Persuasão no cinema e Linguagem e composição da imagem. Os alunos também poderão aprender na Oficina 3: Cinema de Dicção e Documentário e Formas e Conteúdo, e na Oficina 4: O espectador e seu filme e Análise e Crítica de Cinema. Já na Oficina 5 os participantes estudarão as Práticas de construção de imagens audiovisuais. Após a conclusão das oficinas, gravarão um vídeo-minuto em plano seqüência.

Como encerramento do curso analisarão as obras audiovisuais produzidas.

Haverá ainda atividades interativas, como jogos, role playings, dramatizações, textos, transparências, cenas de filmes, curtas-metragens, fotografias, cartazes entre outras, com as quais pretende-se despertar a vontade dos alunos de ver nas entrelinhas das imagens o efeito persuasivo e revelador que estão presentes na linguagem e na estética do cinema.

Informações poderão ser obtidas através do site: www.unisanta.br/cineclube. As inscrições poderão ser feitas na Diretoria de Pós-Graduação da UNISANTA (Rua Cesário Mota, 8), ou através do telefone: 3202-7100 ramal 147 (neste caso, para reserva de vaga ).