Com uma programação variada e repleta de transgressões, o Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta realiza seu último encontro de cinema entre 26 e 30 de outubro, às 16h e 19h, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, da Universidade. A partir de 2010, o evento será integrado ao CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, maior evento cineclubista de todo o litoral de São Paulo.
Segundo Eduardo Ricci, coordenador do cineclube, o objetivo é aperfeiçoar as ações culturais e oferecer uma programação mais interativa em 2010, com sessões integradas a partir da exibição de curtas, longas e edição ao vivo.
“Vivemos um momento de muitas convergências no meio audiovisual, o cinema ao vivo surge como um processo que irá transgredir a nossa forma de perceber a vida. É preciso somar ações para poder crescer. No cineclube realizamos, este ano, dois eventos com essa nova proposta de interatividade: o primeiro foi na comemoração dos 10 anos do Lanterna Mágica e o segundo durante quatro dias do 5º CINEME-SE, no palco do Sesc. Queremos agora que em cada sessão o público possa interagir mais, além da clássica interação entre o filme e o imaginário do espectador”, conclui Ricci.
Para este último encontro no formato antigo, foi convidada, de forma proposital, a mostra itinerante “Visionários – Audiovisual da América Latina”, organizada pelo Instituto Itaú Cultural. A mostra apresenta a produção de cinema e vídeo experimentais dos países da América Central, do México, do Caribe e da América do Sul. Questões sociopolíticas próprias aos países latino-americanos e a experiência com imagem digital são alguns dos pontos presentes nos trabalhos, muitos deles inéditos ao público brasileiro.
A programação completa está no blog www.designaudiovisual.blogspot.com. Mais informações pelo telefone 32027100, ramais 257 ou 147. Com entrada franca.