O Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e o Sesc – Santos promovem, de 27 de maio a 1º de junho, o primeiro Cineme-se 2004 – Ciclo da Experiência do Cinema. O evento promoverá um encontro com artistas, teóricos e realizadores do cinema, com o objetivo de “seduzir o público e despertar o interesse para decodificar as mensagens expostas nos filmes, além de buscar o desenvolvimento do discernimento da leitura visual necessária para entender a linguagem e a estética do cinema”.
O Ciclo será composto por sete debates sobre a experiência do cinema e sua interação com as outras artes. A cada ano será definida uma temática diferente. Os debates e as apresentações acontecerão no Cineclube Lanterna Mágica, no bloco E, 5º andar da Universidade (Rua Cesário Motta, 8) e no Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136) .

Programa – O 1º debate, que acontece às 19h30 do dia 27, no Cineclube, tem como tema, Cinema e Teatro, com o roteirista e dramaturgo Rubens Rewald. No dia 28, no mesmo horário e local, a presença é do publicitário Alexandre Barbosa,que falará sobre Cinema e Quadrinhos.
Dia 29, às 14h30, acontece o debate Cinema e Dança, com o professor de cinema Wilton Garcia. No mesmo dia, às 17 horas, o documentarista Paulo Alcoforado e o artista plástico Renato Nery apresentam o tema Cinema e Música.
Já às 14h30 do dia 30, o assunto Cinema e Pintura será abordado pelo também professor de cinema André Gatti, além do Cinema e Arquitetura, com apresentação do documentarista Paulo Alcoforado e do artista plástico Renato Nery, às 17 horas.
No dia 31 o cineclube apresenta o debate Cinema e Arquitetura, com a presença do arquiteto e professor de cinema Rubens Machado, às 19h30.
Às 20 horas de 1º de junho, será apresentado o espetáculo Vontade de Viver, no anfiteatro do bloco E, 4º andar. A apresentação trata de um exercício sobre o cinema noir – estilo de filmar que tem como característica principal o contraste entre luz e sombra, criado nos anos 40 nos Estados unidos. A produção é do Cineclube Lanterna Mágica – UNISANTA.