Mergulhar num filme já não é mais algo que parece tão estranho, cada vez mais nos acostumamos com as tecnologias de imersão e suas narrativas. São muitas as formas de experimentar cinema e degustar a história contada na tela plana, em 360° ou até mesmo num ambiente em que já é o próprio filme e não há tela. Para estudar, pesquisar e difundir essas múltiplas possibilidades de experimentar cinema, o LabCine – Unisanta estreia, nesta quinta-feira, 15 de abril, a segunda temporada do Cinapse Cast, que estará disponível nas principais plataformas de podcast e videocast, no www.facebook.com/cineclube.lanternamagica e no site www.unisanta.br/cineclube.

O tema do primeiro episódio é sobre “O pós-vida no cinema”, os integrantes abordarão o tema a partir do filme de animação “Soul”, da Pixar e também de outros filmes indicados ao Oscar deste ano. A proposta é falar da importância da morte por meio da vida e apontar como a narrativa dos filmes usaram seus recursos imersivos para contar suas histórias. Esta ação faz parte das pesquisas e estudos sobre narrativas imersivas e o cinema expandido, ações que também darão origem ao site e aplicativo “Mapa Cine Afetivo de Santos”, que abordará de forma interativa a cidade de Santos e seu grande histórico de realizadores, amantes de cinema e seu potencial de cidade cenário para muitos filmes e séries.

Esta é uma produção em parceria do Cineclube Lanterna Mágica em correalização com a Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema. O Cinapse Cast é apresentado por Ana Clara Durazzo, Luiz Fernando Zuffo e Shadiya Becker. Com a participação, como colunista, de Eduardo Ricci, coordenador do cineclube. Professores, alunos e convidados também colaboram com o conteúdo desenvolvido.

Cultura, Pesquisa e Extensão Universitária
Os conteúdos elaborados no programa Cinapse Cast estão relacionados à pesquisa de cartografia do afeto ao cinema em Santos, a cidade tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema, além de ser cenário para muitos filmes e produções audiovisuais, devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira. Para unir esses dados dentro de um mapa interativo, a Produtora Ricci Filmes está realizando, em parceria com o LabCine – Unisanta, essa pesquisa que resultará na criação do Mapa Cine Afetivo de Santos.

Esta iniciativa é um convite para criar uma melhor ideia de cidade e expandir a experiência cinematográfica, desautomatizando o olhar cotidiano sobre o espaço urbano e seus afetos. O Projeto ganhou forma a partir do Ensaio Cine Fotográfico “Verticidades”, realizado pelo jornalista e cineasta Eduardo Ricci, idealizador do Mapa. Toda a ação será em formato transmídia, ampliando a ocupação afetiva do imaginário sobre a cidade que nos habita, com ações de estudos e pesquisas tangibilizados num aplicativo, site, folder com mapa, jogo de tabuleiro e painel interativo. Esta ação propõe interações com diversos parceiros que ajudarão a cocriar um Hub de Cinema Imersivo em Santos.