Para a garotada em férias, uma boa dica é a tarde de atividades sobre o livro Tudo é possível – Incrível viagem no tempo, da educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, que a Livraria da Vila promove no dia 18 de janeiro, entre 15 e 17 horas, em São Paulo. Haverá contação de história e muitas brincadeiras relacionadas aos personagens e temas abordados do livro. A entrada é gratuita.

Um encontro com homens primitivos, piratas e com personagens da história do Brasil como Santos Dumont, Benedito Calixto, José Bonifácio e Padre José de Anchieta está marcado para o dia 18 de janeiro, entre 15 e 17 horas, na Livraria da Vila, à rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, em São Paulo. As crianças que forem à livraria conhecerão a história de Lucas, o protagonista do Tudo é possível – Incrível viagem no Tempo, escrito pela educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Contadores de história levarão a criançada ao mundo mágico da imaginação, num passeio pela história e por lugares que podem ser visitados até hoje, a maioria deles no litoral paulista.

Após a leitura do livro, os participantes serão divididos em grupos e haverá uma série de atividades relacionadas à aventura de Lucas. Eles poderão pintar as imagens do livro, montar quebra-cabeça das obras de Benedito Calixto, dobradura do Papagaio de Cara-roxa, dança de capoeira, brincadeira da peteca e da mandioca com música tupi-guarani, batata-quente usando a pedra mágica, confecção de fantoches com os personagens da história, brincadeiras com bexigas simulando uma caça ao tesouro e confecção de aviãozinho do Santos Dumont.

Tudo é possível – Incrível viagem no tempo –
O ato cotidiano de inventar e contar uma história todas as noites para o filho Lucas serviu de inspiração para a educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani criar um livro infantil ricamente ilustrado e muito especial. Tudo É Possível – Incrível Viagem no Tempo, da Editora Unisanta, une situações e personagens da História com aventuras e exercício de imaginação por épocas e mundos diferentes. Além disso, traz no final um mapa do tesouro e verbetes com localização das cenas e explicações sobre os personagens revelando curiosidades para crianças e gente grande também, como destaca a autora.

Na história do menino Lucas que viaja no tempo e conhece pessoas e lugares incríveis, Lúcia insere naturalmente noções de Geografia, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. O livro tem 48 páginas e custa R$ 30,00.

No caminho, cercado pela Mata Atlântica, o pequeno se vê às voltas com homens primitivos, perigosos piratas, índios, escravos, sereias, vilões. Herói do seu próprio destino, Lucas volta no tempo e vai conhecendo personagens reais da nossa História como Benedicto Calixto, José de Anchieta, Bacharel de Cananéia, as escravas Anastácia e Bakhita, José Bonifácio de Andrade e Silva, Maria Bárbara da Silva, mãe dos Andradas, e até Santos Dumont.

Entre as curiosidades está a citação dos sambaquis, existentes até hoje em Cubatão e outras regiões, acompanhada do verbete no final, explicando a origem e o significado da palavra de forma simples para as crianças: sambaquis são o que restou dos homens que viveram na pré-história, muito, muito tempo antes de o Brasil ser descoberto.

Mostrar que a narrativa e a História não têm dono e que cada um pode ser o sujeito de sua vida foram preocupações de Lúcia Teixeira Furlani: “Quis mostrar que o que nos impulsiona são os nossos sonhos. Uma criança comum pode viver a experiência cultural e criativa de mergulhar de cabeça no mágico e virar o herói. Se Lucas pode libertar os escravos, lutar com piratas e ter como companheiros de aventuras grandes personagens, qualquer um também pode imaginar, criar, ousar, principalmente a criança.”