Colaborou, Victória Capaldo

O Espaço Cultural Unisanta abre sua temporada de atividades em 2018 no dia 6/3, trazendo a exposição Mar, da artista Lucia Quintiliano, professora da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  A exposição permanecerá aberta até 27 de março, aberta ao público.

Usando como base a fotografia digital, Lucia busca fazer uma aliança entre a tecnologia digital e a tradição, escreveu a profª  Márcia Campos. “A partir das mudanças da pintura para a fotografia e das inovadoras estratégias utilizadas por Marcel Duchamp, há uma profusão de estilos, formas, práticas e programas que se fazem presentes na produção e na fruição da Arte”.

“Com essa exposição, explica Márcia, a artista busca seu lugar na contemporaneidade, apresentando, de maneira não convencional, suas obras ao público. “As pinturas em preto e branco mostram,  em pequenos e médios formatos, a praia com névoa juntamente com os dias cinzentos, contrapondo-se com a imensidão do mar. O branco e o preto, assim como o sim e o não, o som e o silêncio, matérias imprescindíveis da existência, reiteram o vazio, num diálogo com o tempo e os ventos do ser. Para discutir essas impressões a  artista utiliza uma paleta reduzida, fato incomum ao tema”.

Lucia Quintiliano busca com sua produção pictórica aliar tecnologia digital e tradição. “O advento da fotografia em 1839 para muitos decretara a morte da pintura e o ready made de Marcel Duchamp (1887-1968) mudara o conceito de Arte no século XX. A partir de então, uma profusão de estilos, formas, práticas e programas se fazem presente na produção e na fruição da Arte”, acrescenta Márcia Campos.

.“Diante deste perfil,  a pintura – embora seja importante para muitos e mantenha seu status – busca ainda encontrar o seu lugar na contemporaneidade. A artista visa alocá-la à paisagem contemporânea, pois as apresenta de uma maneira não convencional, na qual deixa aparente a estrutura de sua fatura.

Graduada em Artes Plásticas em 1985, Lucia Quintiliano é Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, desde 2006..  Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte educação, gravura, desenho artístico, desenho de moda. Fundou o GRAVURAR – Espaço Gráfico em Santos – SP , em 2016.

Abertura: 6 de março, 19 horas

Espaço Cultural Unisanta, de 6 a 27 de março. Das 19h às 22h.