DaCosta: o desenho de humor na imprensa diária

Dez anos depois de se afastar do jornalismo para se concentrar na carreira de professor universitário e logo depois às pesquisas do mestrado, DaCosta voltou a se dedicar à Imprensa. Desde 1980, como frila ou em regime integral, o artista gráfico e professor do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília – Unisanta ilustrou as páginas de revistas e jornais como Leia Livros, dados e Ideias, Exame, Pasquim 21, Folha de S.Paulo, Estado de S. Paulo, Folha da Tarde, Jornal da Tarde, E ditora Abril, Diário do Povo e A Tribuna, para onde voltou em 2012, depois de ter ali atuado de 1997 a 2002.

A exposição “Da Costa: o desenho de humor na imprensa diária”, promovida pelo curso de Artes Visuais da Unisanta até o próximo dia 28, representa a última fase do artista gráfico em A Tribuna. São vinte e duas charges e dezoito ilustrações focando situações e temas em que ele faz jus ao título de “o último desenhista de humor”, que lhe foi outorgado por ninguém menos que Ziraldo. Os quarenta trabalhos revelam a influência de artistas que lhe são caros, uma estirpe representada por André François, Jaguar, Jean-Jacques Sempé, Miran, Ralph Steadman, Saul Steinberg, Zélio e o próprio Ziraldo.

Como desenhista de humor, DaCosta é um dos nomes mais atuantes dos salões de humor, além de artista várias vezes premiado no Brasil e no exterior. O seu retorno para a imprensa diária é uma oportunidade que os leitores santistas têm de se deleitarem com o riso tenso que a sua arte provoca, na tradição do humor que os jornais centenários estabeleceram como um dos vieses críticos e esclarecedores da sociedade.

Espaço Cultural Unisanta

Rua Oswaldo Cruz, 277 – Bloco M – das 18h às 22 h – Entrada Franca