Olhares atentos, ouvidos apurados e no ar uma mistura de ansiedade com satisfação. Foi assim o “18° Santa in Concert”, evento musical que aconteceu segunda (30/10), no Bar do Sesc, em Santos.
“A característica deste evento é promover a interação entre as faculdades da UNISANTA, bem como estimular o convívio entre professores, alunos e funcionários do campus”, assegura Maria Lúcia de Godoy, professora de Artes e Comunicação da Universidade.
Maria Lúcia, também chamada carinhosamente de Malu, é a grande produtora do evento. É sob seus cuidados que os inscritos treinam durante um ano. “É primordial respeitar o estilo de cada um”, acrescenta.
Malu destaca que a grande dificuldade é selecionar aqueles que poderiam fazer parte da final. Além de lançar talentos no mercado, destaque para Izabeli Pires Lopes, estudante de Fisioterapia que já está de malas prontas com o seu grupo – Giovanni Music Show – para cantar na temporada de cruzeiros, do Navio MSC Ópera, o Santa in Concert, também estimula a sensibilidade musical de cada um.
Tanto alunos, funcionários e até professores deram um show de musicalidade e afinação. A professora de Jornalismo Márcia Okida, mostrou seu talento e desempenho, assim como o Diretor da Faculdade de Comunicação Humberto Chaloub.

Para Chaloub, o evento é tradicional. Começou no curso de Artes (atualmente Artes Visuais) da UNISANTA, e se estendeu. Hoje conta com a integração de todos os cursos, além de funcionários e professores. “O evento desperta o dom musical, além de revelar talentos”, diz.
Na platéia, a professora de História da Cultura Brasileira da UNISANTA, Beatriz Rota-Rossi, afirmava que “a arte/música é a salvadora do Mundo, faz um bem enorme”.
Beatriz recentemente lançou um livro em parceria com a Universidade Santa Cecília, sobre o grafiteiro “Alex Vallauri”, um dos pioneiros do grafite no Brasil. Ainda não há data para lançamento em livrarias, porém a turnê já começou e irá para São Paulo.
A Reitora Sílvia Teixeira Penteado e a Presidente da UNISANTA Lúcia eixeira Furlani, abriram o evento, juntamente com a professora Malu.
Silvia lembrou que o evento aconteceu através de uma iniciativa da professora Malu, junto à Faculdade, há 18 anos, promovendo novos valores. Isso foi ganhando corpo, reunindo diversos músicos, que se revelaram neste projeto e hoje estão no cenário nacional”.
Para Lúcia Teixeira Furlani, o projeto “Noite Cultural”, um dos primeiros realizados pela Universidade, há 25 anos, que reunia todos os talentos não só da música, foi o pioneiro neste tipo de manifestação cultural. O projeto então evoluiu para a verdadeira vocação da Faculdade de Artes e Comunicação, o “Santa in Concert”, que existe há 18 anos.
Lúcia Teixeira diz que “esse evento cultural assim como os esportes, somam muito à educação”.
Com um repertório de música brasileira, apenas um dos participantes cantando em inglês, o público acompanhava os cantores entoando as músicas, aplaudindo e pedindo bis.
A Universidade, que leva o nome de Santa Cecília, padroeira dos músicos, demonstrou, com esse projeto, único na Baixada Santista, que a cultura pode e deve ser levada além dos muros do seu Campus.

Patricia Trebitz – Colaboradora