O aluno do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Herbert Lima, é um dos oito representantes brasileiros que ajudará na organização do IV Festival Internacional de Folklore de La Ciuda de México. “Será a segunda vez que participarei deste festival. O mais interessante de tudo é a oportunidade de trocar experiências”, conta.

O universitário aproveitará a ocasião para fazer um curso na Universidade Autónoma do México (UNAM), a maior pública do país. O estudante partirá para o México no dia primeiro de junho, onde aprenderá técnicas de extração de Helmintos (parasitas) de animais silvestres, fixação e análise destes organismos.

Festival – O IV Festival Internacional de Folklore da Ciuda do México, que reúne anualmente grupos de dança e música folclórica do mundo inteiro, será realizado entre os dias 07 e 21 de julho. Herbert é um dos voluntários da Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (ABrasOFFA), que há 21 anos realiza festivais no Brasil. “Esperamos poder ajudar e aprender com a organização de lá e realizar um intercâmbio de informações”.

A equipe de voluntários da ONG levará também para participar do festival o grupo brasileiro de dança gaúcha GEMP – Criciumal, do Rio Grande do Sul. “Este grupo sempre faz sucesso em festivais estrangeiros”, diz o universitário.

Eventos paralelos – Durante o festival os voluntários participarão também do encontro do IOV (Organização Internacional de Artes Populares) – América, que contará com a presença da presidente Carmem Padilla.

Juntamente com a comissão de brasileiros uma equipe da TV Tribuna acompanhará o festival. A viagem será exibida no programa Rota do Sol.

Os outros voluntários participantes são Helena Lourenço, Ynel Camargo Filho, Miguel Oyarzun, Patrícia Camargo, Mateus e Mauro Castilho e André Takagoshi.