Dos 27 trabalhos brasileiros selecionados, 19 são de alunos de PDMM

Os alunos da disciplina de Design Gráfico do curso de Produção Multimídia (PDMM) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram maioria entre os brasileiros selecionados no concurso internacional Show Us Your Type – edição Paris. No total, 97 trabalhos do mundo inteiro foram selecionados. Destes, 27 são de brasileiros e entre eles, 19 são de estudantes do curso de Produção Multimídia, ou seja, 70% dos selecionados brasileiros são de PDMM.

Show Us Your Type é um projeto que tem como ideia principal fornecer uma plataforma criativa para designers compartilharem seus talentos e explorar as cidades de uma perspectiva diferente. O tema sempre envolve a tipografia e uma grande cidade do mundo. A edição de 2016 do concurso homenageia a cidade de Paris, na França. No início, o projeto SUYT não tinha processo seletivo, mas quando começou a ter alcance mundial, passou a selecionar os trabalhos, transformando-se num conceituado concurso de design.

Em algumas edições físicas nas cidades tema são selecionados os melhores trabalhos e é feita uma exposição real com as artes impressas. Alguns alunos de PDMM já foram selecionados para estas exposições, como em Madri e Berlim. O curso participa desde 2008 e desde o início tem alunos selecionados.

Ao todo, 19 alunos foram selecionados, são eles: Andrea Veloso, Andressa Castro, Anna Paula Telles, Bruna Nostre, Bruno Rett, Camila Rosa, Camile Fontes, Carlos Igor Manoel, Carolina Sauda, Felipe Forte, Gabriela Rocha, Giovani Cinconi, Giovanna Napoli, Larissa Gonçalves, Louise Carvalho, Maria Alice Pereira, Maria Cristina Ribeiro, Waynner Hieida e William Liberto.

Márcia Okida, professora e coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta, acompanha todo o desenvolvimento do projeto e enfatiza a importância de participar de concurso nesse nível. “Faz com que os alunos produzam materiais gráficos de boa qualidade que possam entrar em seus portfólios profissionais – nesse caso na área específica de cartazismo – além do fato de terem sido selecionados em um concurso internacional, ajuda a apurar o olhar sobre a tipografia e aumentar o repertório cultural, artístico, histórico”.

Na edição de 2015, Marrakesh, no Marrocos, foi a cidade homenageada. Na oportunidade, mais da metade do total de trabalhos de autores brasileiros selecionados pertencia a alunos da Unisanta, ao todo 20 trabalhos. Em 2014, quando Madri foi escolhida, sete alunos do curso foram premiados.

Além de Paris, Madri e Marrakesh, já foram escolhidas como tema pelo Show Us Your Type as cidades: Barcelona, Beirute, Berlim, Cairo, Hong Kong, Istambul, Ithaca, Havana, Las Vegas, Londres, Melbourne, Moscou, Mumbai, Nova Iorque, Reykjavík, Rio de Janeiro e Tóquio. Neste ano, o curso de Produção Multimídia da Unisanta está comemorando 10 anos de existência.