A Unisanta irá promover, de 27 a 31 de outubro, a Semana de Arquitetura e Urbanismo. As atividades irão ocorrer na Instituição e em ambientes externos, durante dois horários, pela manhã: a partir das 8h30, e no período da noite: às 19h30.
Durante a semana, serão realizadas diversas oficinas, como: pintura, jogo de ética, mapeamento das Injustiças Climáticas da Baixada Santista, desenho de observação, modelo vivo, fotografia, Arquitetura Humanizada, Maquetes, produção de conteúdo, entre outras.
Além disso, os estudantes poderão participar de visitas guiadas, construção de terrário no Jardim Botânico de Santos, roda de conversa com ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, sessão de filme, exposição de fotografias e palestras com profissionais renomados da área.
Confira a programação:
27/10 (Segunda-feira)
8h30
– Oficina de pintura no Herbário Unisanta
– Visita a Ecofábrica Criativa da Prefeitura Municipal de Santos para atividade de marcenaria com os alunos
19h – Ateliê
– Exposição de fotografias: Nostalgia do espaço. Organizado pelos alunos.
19h30 – Auditório do Bloco E – Aberto ao público
– Abertura com a presença da Reitoria da Unisanta
– Palestra com o Arq. Martin Corullon, da Metro Arquitetos Associados. Sócio fundador do escritório Metro Arquitetos Associados. Desde 1994 colaborou frequentemente com o arq. Paulo Mendes da Rocha, pritzker prize 2006, com quem realizou projetos de grande porte, entre eles o cais das artes, museu e teatro em Vitória, ES. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório foster+partners, em Londres. Autor do projeto do Edifício Pietro Maria Bardi, anexo do Masp, recém-inaugurado.
28/10 (Terça-feira)
8h30 – Sala M530
– Oficina Jogo de Ética – CAU SP – Arq. Gustavo Miranda: possui formação em arquitetura e jornalismo, representante do CAU da Baixada Santista, acompanhamento especializado referente a pauta de Urbanismo, Habitação e Mobilidade na Baixada Santista.
8h30 – Ateliê
– Oficina MOVA 1 – Mapeamento das Injustiças Climáticas da Baixada Santista – Arq. Flávio Raffaelli: arquiteto e urbanista formado em 2014, com experiência nos campos de projeto arquitetônico, cenografia e sustentabilidade. Possui mestrado em arquitetura e atualmente é doutorando com pesquisas voltadas ao ensino de arquitetura e urbanismo.
19h30 – Sala M530
– Oficina MOVA 2 – Mapeamento das Injustiças Climáticas da Baixada Santista – Arq. Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida: doutoranda em estudos da paisagem e sociedade. Foi aluna do programa alemão para Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da DAAD, especificamente do mestrado SPRING (Planejamento Regional para países em economias em desenvolvimento) na Universidade Técnica de Dortmund e Escola de Planejamento Urbano e Regional da Universidade das Filipinas.
19h30 – Sala M532 – Aberto ao público
– Oficina Arquitetura Humanizada – Shirley Vadovate: arquiteta com especialização em arquitetura de hospitais, laboratórios e clinicas. Possui MBA em gestão de saúde e é mestranda em Ciência e Saúde. Coordenadora e professora da pós-graduação Arquitetura Humanizada. Uma das autoras do livro Acessibilidade: 14 Profissionais e 1 Proposito.
19h30 – Ateliê
– Oficina de Maquetes – Arq. Vanderlei Rotelli: graduado em Arquitetura e Urbanismo, especialização em Docência para o Ensino Superior, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na área de Representação Arquitetônica – Desenho Técnico e Arquitetônico, Desenho auxiliado por computador e Maquetes.
19h30 – Sala M631A
Oficina de produção de conteúdo – Laís Cangussú: jornalista, apresentadora e social media. Trabalha com agências renomadas da Baixada Santista: a DSPA – Ideias, Planejamento e Design, Iblanco Marketing Comunicação, PXP Marketing Digital e Constantine Comunicação e Marketing.
29/10 (Quarta-feira)
8h30 – Casa das Culturas
– Oficina de desenho de observação na Casa das Culturas
8h30 – Ateliê
– Oficina de modelo Vivo – Profa. Ana Kalassa, graduada em Licenciatura em Educação Artística, Bacharelado em Educação, mestrado em Artes e doutorado em História. Atualmente é professora da Universidade Santa Cecília.
19h30 – Sala M530
Neuroarquitetura e Iluminação – Adriana Tedesco: Especialista em projetar ambientes luminosos saudáveis. Pós-graduada em Naturopatia, capacitada em Neuroiluminação pelo instituto Poli Design de Milão e MBA em Neuroarquitetura e iluminação pelo instituto Franklin Covey. Especialista em design biofílico, alia todas estas áreas dos saberes, para criar sua própria metodologia de projetar a iluminação nos ambientes construídos, balizado na filosofia humanista, onde as pessoas estão no centro dos projetos para diminuir os impactos deletérios da luz e aumentar o bem-estar e qualidade de vida, utilizando a luz como ferramenta para sincronizar o homem a natureza.
19h30 – Ateliê
– Oficina de cerâmica: Recriando laços – ceramista Claudia Casas: Artista Plástica e designer de Interiores. Professora de cerâmica
19h30 – Sala M532
– Oficina de Fomento do CAU/SP – Athis
19h30 – Auditório do Bloco E – Aberto ao público
– Tecnologia e Restauro – O caso da Igreja do Carmo, com Arq. Ney Caldatto: Arquiteto com especialização no campo do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Mestre e doutor, atuou entre a iniciativa privada, o poder público e a academia. Foi sócio da empresa Gepas Arquitetura e Restauração por doze anos, além de professor universitário. Há vinte e cinco anos integra a Prefeitura de Santos, onde chefiou o Departamento de Revitalização Urbana e coordenou projetos e obras de restauração, entre os quais se destacam o Teatro Guarany, a Estação Ferroviária do Valongo, o Museu Pelé, a Câmara Municipal e edificações no remanescente do Casas Outeiro de Santa Catarina. É coautor dos livros O Palácio do Café e Museu Pelé: história e legado.
30/10 (Quinta-feira)
8h30 – Oficina de fotografia pela cidade
– Oficina de fotografia: Ser, espaço e memória com o Arq. Marcos Pifer: fotógrafo, editor, arquiteto e urbanista. Possui especialização em Gestão Ambiental e é mestre e doutor. Foi professor universitário durante 18 anos. Criou e editou a Revista Guaiaó, a qual propunha pensar a cidade de Santos (SP) através da cultura litorânea. Piffer é autor de 29 livros de fotografia todos sobre o patrimônio cultural, ambiental e social do Brasil. Suas fotografias integram os acervos permanentes do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Itaú Cultural, Itaú BBA, Coleção Fnac, Museu do Café e diversas coleções particulares.
8h30 – Jardim Botânico
– Construção de terrário no Jardim Botânico de Santos
19h30 – Auditório do Bloco E – Aberto ao público
– Roda de Conversa com ex-alunos do curso – Construindo o futuro.
Com:
– Arq. Layla Ferreira – arquiteta formada na Universidade Santa Cecília que atua em projetos de residências no litoral e de interiores
– Arq. Leandra Ferreira – arquiteta formada na Universidade Santa Cecília que atua em projetos comerciais, residências e de interiores.
– Arq. Thayana Raquel – arquiteta formada na Universidade Santa Cecília que atua em projetos residências e de interiores.
– Arq. Bruno Franzese – arquiteto formado na Universidade Santa Cecília que atua em projetos licenciados e reformas.
31/10 (Sexta-feira)
8h30 – Auditório do Bloco E – Aberto ao público
– Filme Bauhaus com comentários de Eduardo Ricci
19h30 – 19h30 – Auditório do Bloco E – Aberto ao público
– Filme Bauhaus com comentários de Eduardo Ricci
21h30 – Ateliê
– Confraternização e encerramento