Projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) dos estudantes

A pesquisa feita pelos estudantes Leonardo Santos Cordeiro, Rony Luís Vitório dos Santos e Paulo Martinez Franco, do 10º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  foi tema de uma matéria do jornal A Tribuna nesta sexta-feira, 14/10. A pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos, que tiveram o diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo como orientador.

A matéria, publicada na página C-3, na capa do caderno Porto & Mar, destaca o objetivo do projeto, que visa comparar os modais rodoviários e ferroviário de cargas até o Porto de Santos. Para explicar os resultados, números e outros objetivos da pesquisa, o jornal apresenta declarações dos autores do projeto e de seu orientador.

“O objetivo do TCC é fazer uma comparação entre os dois modais para saber a eficiência, a viabilidade econômica e, através dos resultados, melhorar a parte ferroviária no Porto de Santos, porque foi um modal esquecido pelo Governo nos últimos anos”,explicou Leonardo Cordeiro.

“Começando pela eficiência, comparamos e vimos que o modal rodoviário é mais flexível, de frete porta a porta, que é o mais utilizado no Brasil. Já o modal ferroviário é mais eficiente a médias e longas distâncias e pode transportar cargas maiores e mais pesadas, mas está pouco utilizado no país. Poderia ser melhor aproveitado”, completou.

O texto ainda explica que, apesar de o custo da construção de uma ferrovia ser mais alto do que o custo de uma rodovia, os impactos ambientais das ferrovias são 2,5 vezes menores. Após conhecerem o complexo portuário, os estudantes decidiram realizar esse estudo. Assim, perceberam que obter mais informações sobre o cais de Santos poderia aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho da região.