O Campeão da Meia Maratona de Miami e da Corrida de São Silvestre 2014 em sua modalidade, o para-atleta vicentino Heitor Mariano, recebeu na manhã deste sábado (23/5) um novo simulador de corrida para seus treinamentos, feito por estudantes de Engenharia Mecânica, orientados por professores.
Mariano fez os testes e aprovou. “Faltam pequenos ajustes, mas o resultado superou minhas expectativas”, disse. O grupo é formado pelos futuros engenheiros Cristian David dos Santos Ribeiro, Denise Aparecida dos Santos Ferraz, Eduardo de Freitas Mota, João Rodrigues dos Santos Filho e Ricardo Albrecht Figueredo. Não existe aparelho similar no Brasil.
Heitor Mariano enviou fotos de um equipamento que viu no Japão e a equipe de alunos coordenada pelo professor Carlos Alberto do Amaral Moino, coordenador do Curso de Engenharia, concluiu o projeto.
A co-orientação é do Prof. Eng. Paulo Rogério Meneses de Sousa. Colaboraram com o trabalho a Profª Daniele Tavares Martins-Meneses e a aluna de pós-graduação Renata Mendes Costa, ambas da Faculdade de Educação Física.
O simulador foi fabricado em Aço Carbono A-36 e as juntas foram soldadas pelo processo MIG. O aprendizado e conteúdo obtidos nas disciplinas de Soldagem, Resistência dos Materiais e Materiais de Construção Mecânica tornaram possível a execução desse projeto, segundo os alunos.
O material necessário foi fornecido pelo professor Moino, pela Unisanta e pelos patrocinadores Anjos Cortes e Dobras e Najatec Tornearia.
Outro projeto maior
O grupo está envolvido em um projeto maior, um Trabalho de Conclusão e Curso (TCC), capaz de atender a outros tipos de para-atletas além de pessoas com problemas que necessitem de exercícios físicos e não podem se locomover. Não existe aparelho similar no Brasil e provavelmente no mundo.