O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de fevereiro, apresentou inflação de 0,48%, o que demonstra que a inflação continua em ritmo elevado, mas distante do índice de janeiro quando o efeito dos aumentos sazonais de mensalidades escolares bem como o aumento do IPTU impactaram fortemente o índice. A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília – Nese/Unisanta. Veja o relatório detalhado:

IPC – NESE/UNISANTA
fevereiro – 2014
             O IPC – NESE apura inflação de 0,48%
Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de fevereiro apresentou inflação de 0,48%, o que demonstra que a inflação continua em ritmo elevado mas distante do índice de janeiro quando o efeito dos aumentos sazonais de mensalidades  escolares bem como o aumento do IPTU impactaram fortemente o índice.
Em fevereiro os maiores impactos foram decorrentes dos aumentos nos grupos, habitação, alimentação e despesas pessoais. É importante destacar que o aumento do salário mínimo também traz efeitos inflacionários, o que não significa que o mesmo não deveria ser reajustado.
De forma específica, é feita a seguir análise detalhada por grupo, das principais variações apuradas:
–          Grupo Habitação: Foi apurada inflação de 0,82% decorrente de aumentos como serviços domésticos (diarista e empregada doméstica), condomínio. Os equipamentos eletrônicos tiveram forte elevação 7,4%.
–          Grupo Alimentação: Apresentou inflação de 0,82% índice influenciado por aumentos dos produtos panificados com 2,8%, biscoitos 2,3%, pescados 2,1% e produtos in natura 6,9% devido ao forte aumento nos preços de legumes e verduras. Destacamos ainda o aumento de 1,8% na alimentação fora do domicilio (restaurantes e lanchonetes).
–          Grupo Transportes: Constatou-se inflação de 0,26% no grupo, tendo por motivação o forte aumento no transporte escolar em média 11%. Também o serviço de lavagem apresentou elevação de 0,7%.
–          Grupo Despesas Pessoais: Houve inflação de 0,77% destacando-se aumentos de TV a cabo 14,8% artigos de beleza 1,58%, barbeiro 2,3%.
–           Grupo Saúde: Foi apurada inflação de 0,08%, por influencia dos reajustes em remédios 0,37% e preservativos 10,3%.
–          Grupo Vestuário: Apresentou deflação de -1,14% contribuindo favoravelmente com a inflação do mês. O motivo é a redução de preço das roupas masculinas em -4%, calçados e acessórios de vestuário -4,3%.
–           Grupo Educação: Praticamente ficou estável com 0,01% de inflação.

Quadro I – Demonstrativo da apuração mensal e acumulada

​Apuração entre os dias 10 a 2​5 de fevereiro de 2014
Ponderação
%
Variação
%
Habitação 28,3586 0,82
Alimentação 15,4060 0,82
Transportes 18,8727 0,26
Despesas Pessoais 15,3998 0,77
Saúde 9,8694 0,08
Vestuário 4,7421 -1,14
Educação 7,3514 0,01
Índice geral mês 100 0,48
Índice acumulado no ano 1,64
Índice acumulado 12 meses 5,74
O IPC – NESE tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.
Responsável técnico: Economista Prof. Jorge Manuel de Souza Ferreira​