Alunos do último ano de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ganharam destaque no Caderno Industria do jornal A Tribuna desta sexta-feira (1°/11),  por estudo que visa contribuir para melhorar a eficiência de motores de indução da Petrocoque,  de Cubatão.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está sendo feito na Unisanta sob a orientação do professor Alexandre Shozo Onuki, desde o começo deste ano.

O tema eficiência energética foi escolhido devido à atual busca pela utilização de equipamentos cada vez mais eficientes.  Na Petrocoque, eles contam com o apoio de do gerente industrial, Manuel Lind e do engenheiro de automação Luiz Cláudio.

O projeto tem como principal objetivo criar uma ferramenta que possibilite a análise de rendimento de motores, permitindo a busca de soluções para a melhoria contínua da eficiência do processo.  O objetivo dos alunos é desenvolver uma interface que receba informações de campo em sistemas já existentes, que realizem os cálculos para obtenção de curvas de eficiência.

A última etapa do projeto será a realização de um estudo de caso dedicado aos resultados obtidos pelo sistema desenvolvido para comprovação da eficácia, explorando a importância das vantagens obtidas.

Participam os formandos Jorge Manoel da Silva, Emerson Rocha, Diego Fernando Lima, Emerson Santana Rocha e  Jéssica Ferreira Gonçalves.

unisantanamidiaengenharia