O G1 divulgou  nesta  quinta-feira (25) a pesquisa do mestre em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Antonio Iris Mazza, quanto à eficiência do resíduo de bagaço de cana na retirada de corantes em efluentes industriais.

O estudo, apresentado em 2012, revelou a eficiência de um material até então descartado pelas usinas de açúcar e álcool. E mostrou vantagens do Resíduo de Bagaço de Cana (RBC) sobre o carvão ativado,  como a baixa toxicidade do produto inserido em ambiente marinho, a alta velocidade de adsorção – condição importante em estações de tratamento de efluentes industriais –, além do custo de produção. O RBC é parte final do processo industrial.

Referência em Pesquisa na área de Ecologia – O Mestrado em Ecologia e Gerenciamento Costeiro da Unisanta, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, tem importância muito grande para o País. É um dos poucos com a proposta de amplo diagnóstico dos recursos naturais do Litoral, e poderá prever uma base científica para a gestão desses recursos.

Iris Mazza é engenheiro ambiental, bacharel em física e administração.

A pesquisa, do mestre em Ecologia pela Unisanta, também foi publicada pelo jornal A Tribuna no caderno Indústria de sexta-feira (19/4).