– Panorama completo do ensino superior da Região Administrativa da Baixada Santista e Litoral Sul será apresentado aos mantenedores da cidade, entre os dias 26 e 27/02

– Crescimento dos cursos presenciais e a distância é o destaque

Conhecer em detalhes a educação superior na região para traçar estratégias de crescimento e atendimento das demandas de ensino. Este é o objetivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior Particular – Semesp, durante o encontro anual com os gestores educacionais da Baixada Santista e do Litoral Sul, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, em Santos, São Paulo.

Dados como número total de alunos matriculados, cursos mais oferecidos e procurados pelos estudantes, retenção de alunos e taxa de concluintes, serão apresentados pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e permitirão às Instituições de Ensino Superior realizarem um amplo diagnóstico da educação superior.

“Buscamos uma atuação mais próxima entre o Sindicato e seus associados, localizados fora da região metropolitana, além de permitir que um maior número de profissionais das instituições tenha acesso a orientações especializadas, fundamentais no dia a dia de trabalho e que exigem atualizações constantes”, diz Rodrigo Capelato.

Para Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora do Semesp “o evento é esperado com muita ansiedade por todos, pois além da experiência trocada entre IES da região, é uma oportunidade única para levar sugestões para melhorar as análises e ferramentas de avaliação de órgãos governamentais, que nem sempre conhecem a realidade do ensino particular”.

Ensino a distância

Um dos dados que serão apresentados aos gestores educacionais da Baixada Santista e do Litoral Sul é o crescimento das matrículas em cursos a distância na rede particular de ensino oferecidos na região, que foi de 20,6% em relação a 2010, ano que já havia apresentado um crescimento de 28,1%.

“Como no ano anterior, o crescimento do número de estudantes comprova que um contingente importante de pessoas, que já estão no mercado de trabalho e não puderam cursar uma faculdade logo ao final do ensino médio, estão aproveitando para melhorar sua qualificação, administrando a falta de tempo por causa de suas atividades profissionais”, analisa Capelato.

A Jornada Regional de Santos começa no dia 26/02 com uma análise econômica da região, com cenários, mercados e projeções. Em seguida, duas palestras abordarão as estratégias para retenção e captação de novos alunos, mostrando o FIES como uma ferramenta de expansão das matrículas.

Legislação educacional, estratégias de gestão e avaliação institucional, além de Entendendo o novo CPC (avaliação dos cursos privados pelo MEC) serão os temas do segundo e último dia do evento.

As próximas cidades que receberão a 9ª Jornadas Regionais serão: Ribeirão Preto (19-20/03), Campinas (02-03/04); Marília (23-24/0), São José do Rio Preto (11-12/06) e São José dos Campos (25-26/06).

Serviço:

9ª Jornadas Regionais