O Teatro Experimental de pesquisas- TEP, apresentará, dia 16 de junho, às 18h30, a leitura dramática do texto inédito de Gilson de Melo Barros, A Carta – Flores do Jardim da Nossa Casa.
O evento será no Teatro Municipal Brás Cubas, integrando a programação do Festival de Cenas Teatrais de Santos, promovido pela escola de Artes Cênicas TESCOM e contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos. A entrada é franca.
História: Em A Carta, o melodrama tradicional é revisitado pelo autor de forma a inverter algumas características dos seus paradigmas usuais, conservando um caráter de intriga, inerentes a este gênero da literatura dramática do século XVIII e nos romances de folhetim do final do século XIX.
“No texto atual todos os personagens são antagonistas, suspeitos e culpados de crimes pelos quais são acusados”, explica Gilson. Alguns personagens que habitam o imaginário coletivo instalado nos contos infantis incidentalmente também ganham espaço na trama de maneira a confundir-se com as supostas realidades apresentadas.
A narrativa de A Carta desenvolve-se através do cruzamento de três histórias paralelas sobre um mesmo núcleo dramático, uma família ribeirinha de um lugar imaginário e o seu estafe de criadagem, “cujas distâncias sociais e cios à flor da pele e provocarão os inevitáveis embates e alguns labirintos de desacertos”.
A leitura dramática contará com a participação do elenco fixo do TEP e alguns convidados. Do elenco, Kátia Baliano, Ernani Sequinel, Fabíola Nascimento, Sarah Antunes e Déia Oliveira. Como atores convidados, Giselle Marques, André Cajaíba e Claudia Gomes. Gilson de Melo Barros assina direção. Ele é professor dos cursos de Publicidade, Artes e Produção Multimídia.