O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos.
Apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.
O processo de seleção durou quase um ano e, em todo o País. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a definição das sedes que seriam incluídas no guia oficial foi “uma das tarefas mais complexas da organização dos Jogos”.
As instalações aprovadas serão reunidas em um livro pelo Comitê Organizador, que vai apresentá-las para os demais países que vão buscar adaptação no Brasil. O fato do clima e da topografia de Santos serem muito parecidos com o Rio de Janeiro também conta como vantagem para a Cidade.
E esta não é a primeira vez que a Unisanta é selecionada como sede de importantes competições. Em 2003 foi a primeira instituição de ensino brasileira a abrigar um campeonato nacional absoluto (Troféu José Finkel). Em 2010, a Unisanta abrigou outro campeonato brasileiro absoluto, o Troféu Maria Lenk.
Estrutura – Apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, a Unisanta chegou a ser comparada às grandes instituições de ensino norte-americanas, pelo seu arrojo, estrutura e desempenho nas piscinas e em águas abertas. Sua estrutura esportiva é dotada de um complexo aquático que compreende uma piscina olímpica, única no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica.
Desde sua fundação, o Complexo Educacional Santa Cecília segue mantendo seu apoio incondicional ao esporte, da mesma maneira como o adota como instrumento vital no processo educacional, formando gerações de campeões para a vida e para o esporte.
Títulos – Ostenta o status de maior potência universitária da natação brasileira, condição essa mais do que evidenciada nas quatro últimas temporadas. A Unisanta venceu 18 campeonatos estaduais, cinco títulos brasileiros, com destaque para os de campeã nacional júnior e absoluto feminino, conquistas até então inéditas.
Em 2011, a Universidade sagrou-se, uma vez mais, campeã estadual Júnior e Sênior de Natação de Inverno. Ana Marcela, aluna de Educação Física, foi campeã mundial nos 25km da Maratona Aquática de Xangai.
No tênis de mesa, a Unisanta também apresenta ótimo desempenho. Ligia Silva, tricampeã Latino-Americana, conta com o apoio da Universidade Santa Cecília desde 2001, quando iniciou o curso na FEFESP.