Pesquisas históricas e trabalhos multidisciplinares tendo como focos os 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília e a importância de se registrar momentos importantes da escola e da família de cada um deram o tom dos nove painéis inaugurados neste sábado, no Colégio Santa Cecília.

O painel maior, chamado “Enquanto o Santa crescia… no Brasil e no mundo acontecia…”, marca os principais eventos históricos do país e do mundo, a partir da década de 60, mudanças geográficas e tecnológicas, personalidades principais, com fotos e textos de cada período. Ele foi feito o pelos alunos do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Há um dedicado aos eventos do esporte, com destaque às vitórias da Unisanta em competições nacionais e internacionais.

Há painéis com textos em inglês, sobre momentos especiais do Colégio ou em família, com fotografias e textos, outros em português, com poesias, acrósticos, e um com fotografias de instalações do Campus, feitas pelos alunos. Estavam presentes a Reitora da Universidade Santa Cecília, Sílvia Teixeira Pentado, a presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani e o Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira. Os três lembraram momentos da infância e da adolescência, passados no Colégio.

O dr. Marcelo lembrou que a escolinha comprada na Rua Rodrigues Alves, 332, em 1961, foi o ponto de partida da Instituição, hoje uma das mais importantes do País. Já no endereço atual da Oswaldo Cruz, 266, o Colégio e a Universidade se expandiram. A Dra. Sílvia contou que tinha 15 anos quando começou a colaborar com a escola, auxiliando no que fosse necessário e observando o trabalho do pai, o fundador do Complexo, Milton Teixeira. A Dra. Lúcia mencionou a estrutura de uma verdadeira cidade que existe hoje, para organizar e manter o Campus e suas instalações. Os 26 alunos foram transformados em 15 mil, da Pré-Escola à Pós-Graduação.

Os trabalhos dos painéis, que envolveram todos os alunos, foram orientados pelas professoras Janice Nascimento Guimarães, Arlinda Ferreira Del Rey, Bruno Alvez da Conceição, José Luiz Oca, Liane Galante Pinheiro, Maria Constança de Paula, Samantha Rayel Eva, Sandro José Costa, Solange Padalino Cunico, Valéria Galvão Pechibella, Allan da Silva Carvalho e Luciana Santos Cunha.

Ainda neste sábado, como parte dos festejos, alunos do 6.o ao 9.o ano participaram de um festival esportivo.