O título de campeã do xadrez feminino, conquistado na noite desta segunda-feira (16), na Sala de Estudos do Bloco M da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), permitiu à Medicina-Santos se aproximar perigosamente da Fefesp na disputa pela liderança dos 28º. Jogos da UNISANTA, que se desenvolve até sexta-feira (20), envolvendo 38 faculdades representativas de todas as universidades e centro universitários de Santos e região. Na final, deu Medicina 4 a 0, sobre a Fefesp.

A Fefesp, vice-campeã do xadrez feminino, lidera a maior e mais tradicional festa esportiva universitária do Estado de São Paulo, agora, com 25pontos, contra 22,5 da Medicina-Santos, de volta à competição, após cerca de uma década de afastamento compulsório. Na terceira posição da classificação geral feminina, surge a Educação Física Unifesp, com 13, seguida pela Medicina Unimes, com 9,5, e a Engenharia UNISANTA, com 9,0.

No masculino, a liderança ainda mais apertada é da Fefesp, que mantém apenas um ponto (37 a 36) sobre a Engenharia. Essa vantagem aumentará após a final do xadrez masculino, mesmo que a Fefesp seja derrotada pela também finalista Medicina Unimes.

Vencendo, a Fefesp passará a 46 pontos, aumentando a vantagem para a Engenharia em mais três pontos (46 a 42). Caso perca, terá uma vantagem de três pontos (44 a 41). Na semifinal do xadrez, a Fefesp surpreendeu a Engenharia, derrotando-a por 3 a 1, enquanto no outro jogo, mais uma grata surpresa: Medicina Unimes 2,5 a 1,5 sobre a Medicina-Santos.

Com os jogos terminando na sexta-feira (20), ainda serão conhecidos os campeões das modalidades de quadra (futsal, basquete, voleibol e handebol), nas categorias feminina e masculina, bem como o society (campo).
No feminino, a Fefesp está nas finais de futsal e handebol, podendo ainda chegar à decisão de basquete. Já a Medicina-Santos tem a Fefesp na final de handebol e pontuará nas demais, entre os terceiros e quarto lugares, o que deixa a briga ainda mais eletrizante.

No masculino, a Fefesp está na final do society, enquanto a Engenharia UNISANTA decide no voleibol e no handebol. As duas não pontuarão no futsal, já que foram eliminados antes da faixa de pontuação (oitavas). No judô, elas costumam travar duelos memoráveis, ora uma ora outra vencendo. No basquete, elas estão nas semifinais, em busca de vagas na grande final.