A Universidade Santa Cecília (Unisanta), que, segundo técnicos da área, já detém o maior parque de refrigeração a gás natural da América do Sul, iniciou  processo para contemplar os locais que ainda não receberam aparelhos de ar condicionado.  Esta segunda fase atenderá também dependências de colaboradores, pois a prioridade, na primeira etapa, foi atender as salas de aula,  salas dos professores e laboratórios.

As poucas unidades e laboratórios que, por razões técnicas, ainda não contam com o melhoramento receberão seus aparelhos a partir do segundo semestre.   É o caso, por exemplo, do Cantinho da Tia Cecília, do Serviço de Triagem do Jurídico, do Audiovisual e dos novos laboratórios da Avenida Siqueira Campos, para onde serão alocados os aparelhos elétricos que serão substituídos pelo sistema a gás. Outras dependências de todos os Blocos receberão o sistema a gás.

A informação foi prestada durante encontro da Alta Direção da Unisanta com diretores e coordenadores de curso e de setores, com as presenças da Reitora, da Diretora-Presidente e do Pró-Reitor Administrativo da Universidade, respectivamente, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, Lúcia Maria Teixeira Furlani e Marcelo Teixeira. Eles anunciaram a criação do Departamento de Refrigeração, que se encarregará das instalações e da manutenção do sistema, visando maior conforto a 100% do Campus.

A instalação do sistema obedece à mais moderna tecnologia na área de climatização, mediante minuciosos estudos dos professores de Engenharia da Instituição, especialistas da área. A Unisanta é pioneira no Brasil em utilizar este sistema de gás natural, em parceria com empresas.

A economia de energia com o sistema a gás e os benefícios ao meio ambiente, em relação ao sistema elétrico foram ressaltados por Sílvia, Lúcia e Marcelo Teixeira.  Além disso, o sistema GHP (GÁS HEAT PUMP) apresenta um nível de ruído abaixo do nível normal da voz humana.

Além de evitar a poluição dos aparelhos elétricos, o sistema a gás é bem mais econômico. Um exemplo: 80 máquinas totalizando 60 mil BTUs, equivalente a 5 TR (toneladas de refrigeração) custa   R$ 24,44 no sistema a gás  e R$ 102, 60 no sistema elétrico, em 20 dias, funcionando 4 horas por noite.

Investimentos – Nesta segunda fase serão investidos aproximadamente mais 800 mil dólares, com a compra de 158 evaporadoras, que se somarão aos investimentos feitos no ano passado, de 1 milhão e 500 mil dólares, quando foram adquiridas 300 evaporadoras.

O processo envolve a compra de evaporadoras a gás do Japão para substituir os equipamentos elétricos, reforma e alocação destes últimos para os setores ainda não contemplados. Assim que chegarem as máquinas do Japão, começará a ser montada a estrutura para instalação dos novos equipamentos e remoção dos aparelhos elétricos para outros setores.

O funcionamento dessa segunda etapa do sistema está previsto a partir de novembro, segundo o engenheiro elétrico e professor José Roberto Abudd, coordenador do projeto. “Desconheço, na América do Sul, sistema de refrigeração a gás tão amplo”.

Mohamad Teixeira coordena o Departamento de Refrigeração, com apoio técnico de Rodrigo Perez. Mohamad detalhou as particularidades do sistema e pediu o apoio de funcionários, professores e alunos para as portas sejam mantidas fechadas, visando ao bom funcionamento do Parque. A temperatura foi ajustada em 22 graus.

O Departamento de Refrigeração funciona na sala 219 do Bloco A, ramal 106, fone 13-3029.2970.  Informações e pedidos de reparos podem ser solicitados também pelo e-mail refrigeracao@unisanta.br aos senhores Rodrigo Perez Y Perez ou engenheiro Ronaldo.