A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação na área de petróleo, álcool e gás, dos quais dois são de Lato Sensu e dois de extensão.

Os cursos têm início a partir de março de 2011. Para maiores informações acesse o site: www.unisanta.br ou entre em contato com a pós-graduação pelo telefone (13) 3202-7114.

Pós-graduação

Desde 2006, um dos cursos de pós-graduação que tem tido grande destaque é o de Engenharia de Petróleo da Unisanta, pioneiro do estado de São Paulo. O curso vem habilitando profissionais para atuar no promissor mercado de trabalho que se caracteriza pela grande demanda de mão de obra qualificada.

O objetivo do curso de pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural é a capacitação dos profissionais, já formados em Engenharia, de forma a atuarem no mercado como engenheiros de petróleo.

Com o propósito de atingir este objetivo, o curso apresenta um programa abrangente nas áreas de geologia, engenharia de poços, engenharia de reservatórios, engenharia de produção, engenharia de processamento, logística e avaliação econômica de projetos de desenvolvimento da produção.

A complementação dos ensinamentos teóricos é realizada através de aulas experimentais nos laboratórios de Operações Unitárias, Ecotoxicologia, Simulações aplicadas à Exploração, Produção e Processamento além da Minirrefinaria/RPBC-Petrobrás, da Unisanta.

Outro destaque da área de Lato Sensu é o curso de Engenharia de Estruturas Navais para Petróleo e Gás. Tendo por objetivo oferecer aos engenheiros conhecimentos teóricos e práticos da área naval e offshore, o curso visa capacitar o aluno para coordenar, executar e acompanhar as etapas de projetos e construção naval e offshore, dentro das normas de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental. O estudo é direcionado aos graduados dos cursos de Engenharia e áreas afins.

Extensão

Visando uma das mais importantes áreas da economia mundial: a gestão da logística aplicada à indústria do Petróleo e do setor sucroalcooleiro, a Unisanta apresenta o curso de Gestão da Logística do Petróleo e do Álcool.

O curso tem por objetivo apresentar os mais atualizados temas de logística de operações, do Pré-Sal ao Etanol, não deixando de lados as novas e sustentáveis fontes de energia alternativa, apresentando modelos referenciais de gestão administrativa e operacional aos desafios de solucionar gargalos logísticos e obter eficiência na competitividade e produtividade na cadeia do petróleo e do álcool.

O curso atende a profissionais interessados em atualização na área, professores, pesquisadores e cientistas desse segmento.

Outro destaque é o curso de Fundamentos da Construção de Poços de Petróleo em Ambiente Offshore: Equipamentos e Processos, que atende à demanda de profissionais de nível superior de área tecnológica e engenharia, visando fornecer conhecimentos e informações tecnológicas que ampliem suas chances de trabalho nas atividades de exploração e produção de petróleo em ambiente “offshore”.