Em comemoração ao 1º aniversário do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) – Pré-Incubadora de Empresas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Universidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae – SP promovem, no dia 15 de outubro, às 19h30, palestra sobre Empreendedorismo, com o Diretor-Superintendente do Sebrae – SP, Ricardo Tortorella.
Na oportunidade, haverá exposição de projetos desenvolvidos na Pré-Incubadora de Empresas da Unisanta, além da outorga do Diploma de Mérito Comunitário ao superintendente do Sebrae.
Sobre o NINE – Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo
O Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) – Pré-Incubadora de Empresas da Unisanta, funciona nos moldes de uma pré-incubadora ou hotel de projetos. Tem como função apoiar projetos inovadores de alunos, de professores e da comunidade, que apresentam potencial de se transformar em produtos, serviços ou processos dotados de tecnologia de ponta e agregação de valor.
Os projetos abrigados contam com toda a infraestrutura da universidade para o seu desenvolvimento, durante até 18 meses. O NINE funciona em um espaço criado especialmente para sua finalidade, contendo recepção, sala de reuniões, sala da coordenação e salas individuais para cada projeto apoiado. Atualmente o NINE abriga sete projetos oriundos das áreas de Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Engenharia Química.
O PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito, dos engenheiros André Luis Gomes e Anderson Alves de Almeida, formados em 2007 em Engenharia Eletrônica, na Unisanta, é um dos projetos bem-sucedidos do NINE. Após pré-incubação na Unisanta, o projeto foi selecionado para integrar a Incubadora de Empresas de Santos e tornar-se empresa legalmente constituída.
O PARACRED é um software destinado a empresas que atuam na área de concessão de crédito, como bancos, financeiras e lojas.
De acordo com o coordenador do NINE/Unisanta, o engenheiro Ricardo Kenji Oi, o período em que o PARACRED foi apoiado pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unisanta será fundamental para o sucesso desta empresa na Incubadora de Santos. No NINE o projeto já alcançou uma fase bem adiantada de desenvolvimento, permitindo, assim, uma dedicação maior no âmbito do negócio.
Dessa forma, afirma o engenheiro, o NINE está cumprindo a sua função principal: a de promover e disseminar o empreendedorismo inovador na comunidade acadêmica e empresarial local, reforçando seu papel de pesquisa e extensão universitária.
O Núcleo fica localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277 – Bl. M – 8o andar – sala 1 – Santos/SP. Outras informações: (13) 3202-7100 – R.7219.
Outros projetos do NINE – TransTENS (dispositivo que gera impulsos elétricos a nervos com lesões); Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica; Portal dos Professores Universitários; SysBioBalada CRM (software de gerenciamento de casas noturnas, com foco no controle de entrada, saída e consumação de clientes através da impressão digital – biometria); Tecnologia para produção em spray dryer da biomassa de banana verde; Desenvolvimento de processo para produção de barra de cereais com pectina do maracujá.
Unisanta está credenciada pelo SEBRAE na prestação do programa SEBRAEtec
Sobre Ricardo Tortorella – Diretor-Superintendente do SEBRAE