Saúde e espiritualidade, educação e espiritualidade e reencarnação e educação são os eixos principais do temário, a ser debatido durante o 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e o 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, dias 4, 5 e 6 de setembro de 2010, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Entre os convidados internacionais destacam-se: Antonia Mills, formada em Artes e Ciências, PHD por Harvard, pós-doutora em Ciências Sociais, professora da Universidade Nothern British Columbia (Canadá); Jim B. Tucker, doutor em Medicina, diretor médico da Clínica Psiquiátrica da Família e da Criança e professor da Divisão de Estudos de Percepção e da Divisão de Psiquiatria da Família e da Criança, ambas da Universidade de Virginia USA.

E ainda: Laura H. Lippman, antropóloga, demógrafa, diretora da Child Trends (Ong de Pesquisa e desenvolvimento da Criança); Marian de Souza, Professora Titular da Universidade Católica da Austrália, de Educação Religiosa).

Przemyslaw Grzybowski, Doutor em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação Intercultural na Universidade de Bialystok, co-autor de obras sobre Tanatopedagogia, integrante do movimento internacional de Patch Adams,
Pedagogia Espírita – Desde 2004, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, em convênio com a Unisanta, luta pela inclusão da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa, interdisciplinar e plural. Já foram promovidos três Congressos Brasileiros de Pedagogia Espírita.

Uma das idealizadoras é Dora Incontri, jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP, diretora da Editora Comenius, coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, coordenadora da pós-graduação de Pedagogia Espírita pela Unisanta e pela Unibem (Faculdades Integradas Espíritas).

Dora publicou mais de 30 obras sobre educação, espiritualidade e espiritismo. Entre elas: Pedagogia Espírita, um projeto brasileiro e suas Raízes (Editora Comenius), Vivências na Escola (Comenius), Deus e deus (Editora Comenius), co-autora de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (nove volumes de ensino inter-religioso) (Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Escala Educacional) e de A Arte de Morrer – visões plurais (vol. 1) (Comenius).

PROGRAMAÇÃO
Saúde e espiritualidade – Sob esse tema, serão debatidos os resultados de pesquisas de mais de duas décadas, a respeito dos benefícios da espiritualidade na saúde física e mental. As palestras programadas são estas:
– Viagens para o bem-estar – caminhos terapêuticos e pedagógicos; Dr. Robert Cloninger (Universidade Washington, Saint-Louis- EUA)
– Evidências do impacto da espiritualidade sobre a saúde; Dr. Alexander Moreira-Almeida (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF-MG)
– O ProSer e seus projetos; Dr. Frederico Leão (Hospital João Evangelista/ProSer-USP)
Educação e espiritualidade – Trata-se de propostas de pesquisadores universitários e de representantes de diversos segmentos religiosos, que oferecem diretrizes para a inserção da espiritualidade na educação, sem imposições doutrinárias. Conferencistas:
– Espiritualidade, educação e diálogo inter-religioso; Drª Marian de Souza (Universidade Católica da Austrália); Dr. André Andrade Pereira (UFF – Universidade Federal Fluminense)
– Espiritualidade, progresso educacional e desenvolvimento positivo da juventude; Profª. Laura H. Lippmann, diretora do Education and Data Development Child Trends (Washington DC – EUA)
– Educação, Espiritualidade e Ética; Dr. João Francisco Régis de Morais (Unisal/Unicamp)
– Educação e pluralismo – a história da tolerância; Dr. Alysson Leandro Mascaro (USP)
– Religiões como fonte de valores: Dr. Luiz Jean Lauand (USP) (catolicismo); Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier (Unicid) (tradições afro-brasileiras); Dr. Leonildo Silveira Campos (Universidade Metodista) (protestantismo); Monja Coen Sensei (budismo); Rabino Alexandre Leone (USP) (judaísmo); Drª.Dora Incontri (espiritismo)
– A educação, a vida, a morte e a espiritualidade; Dr. Franklin Santana Santos (USP); Dr. Przemys³aw Grzybowski (Universisdade de Bydgoszcz – Polônia)
– A religiosidade na Educação em Janusz Korzcak; Drª. Ana Szpiczkowski (USP);
– Comenius, espiritualidade e diálogo inter-religioso; Prof. Luis Augusto Beraldi Colombo (ABPE); A hipótese da reencarnação e a educação.
Reencarnação e educação – no Brasil, quase 50% da população é adepta da idéia da reencarnação e pesquisas científicas internacionais indicam possíveis evidências para esta hipótese. Conforme o site da Pedagogia Espírita, será discutido o impacto que aquela ideia pode produzir na educação:
– Evidências Científicas da reencarnação? ; Dr. Jim Tucker (Universidade de Virginia- EUA).
– Reencarnação e Pedagogia, manifestações e implicações da Índia aos povos indígenas do Canadá; Drª.Antonia Mills (Universidade da Nothern British Columbia-Canadá);
– Reencarnação e Budismo; Prof. Tiago Pires Tatton Ramos (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF-MG)
– Platão e a reencarnação. Prof. Alessandro Cesar Bigheto (ABPE);
– Implicações pedagógicas da reencarnação ; Drª.Dora Incontri (ABPE/Unisanta)
– Evidências da sobrevivência e suas implicações na Psicologia; Dr. Julio Peres (USP)
– Pedagogia da Espiritualidade – Educação das Almas; Prof. Ney Lobo
– Aspectos filosóficos e psicológicos da Educação Espírita; Dr. André Luiz Peixinho (UFBA – Universidade Federal da Bahia);
– A Pedagogia Espírita: uma proposta brasileira; Drª.Dora Incontri (ABPE/Unisanta)

Informações: http://congressoeducacaoespiritualidade.blogspot.com/ (Português); http://abpeeducacionespiritualidad.blogspot.com/ (Español) ; http://educationspiritualitycongress.blogspot.com/ (English).
Inscrições no site www.pedagogiaespirita.org.br