Uma pesquisa que teve início no final de 2008, em Santos, e está em fase de conclusão, irá melhorar os recursos de supervisão da rede de distribuição das concessionárias de energia nos estados do Espírito Santo, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, no Vale do Paraíba, através da implementação de técnicas de tratamento de informações baseadas em sistemas lógicos.
Os estudos estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Instituto de Engenharia Sistemas e Computadores do Porto (INESC-Porto), Portugal. Outra empresa européia com participação fundamental na execução das pesquisas é o Grupo EFACEC, que atua no segmento de sistemas de supervisão e controle aplicados a redes de transmissão e distribuição de energia elétrica.
A empresa EFACEC, equipou um dos laboratórios da Faculdade de Engenharia da Unisanta com a mesma plataforma de hardware utilizada pelas empresas concessionárias de energia que operam nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Vale do Paraíba no estado de São Paulo, respectivamente ESCELSA, ENERSUL e Bandeirante de Energia. Dessa forma, é possível analisar e simular o comportamento da rede elétrica daquelas regiões.
De acordo com o professor doutor Alexandre Rocco, coordenador da pesquisa e do curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Energia e Automação da Unisanta, ao se validar os resultados do sistema desenvolvido, através de um laboratório que possui os mesmos recursos existentes nas empresas concessionárias, como o instalado na Unisanta, em Santos, estas mesmas empresas passarão a contar com informações consistentes e confiáveis para análise e tomada de decisão sobre pontos das redes elétricas até então não adequadamente monitorados. “Isto irá ampliar o escopo de medição e a visibilidade das redes pelos operadores, antecipando ações que podem prevenir falhas com desligamentos das redes de energia elétrica para as diferentes áreas de concessão consideradas”, afirma o engenheiro.

Smart-grids– Rocco destaca que o projeto está totalmente inserido nas novas tendências de adequação de recursos de apoio à operação e de tecnologias agregadas às futuras redes inteligentes, internacionalmente conhecidas com smart-grids, em implantação em sistemas elétricos da Europa e dos Estados Unidos.
No último dia 15, a equipe de professores da Unisanta, acompanhada do prof. Dr. Jorge Pereira, pesquisador do INESC – Porto, apresentou às empresas na sede da ESCELSA, em Vitória, ES, os resultados do 1º ano de projeto.
Participam da pesquisa pela Unisanta os professores doutores João Inácio da Silva Filho, coordenador do GLPA- Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada da Unisanta; e Maurício Conceição Mário; além dos professores mestres Dorotea Vilanova Garcia, Alexandre Shozo Onuki e Luis Fernando Ferrara. O trabalho também conta com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Elétrica- Sistemas de Energia e Automação e de Engenharia de Computação, na condição de estagiários na pesquisa.