Entre os dias 20 a 23 de outubro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estará presente no maior evento de São Paulo voltado para o mercado de petróleo e gás, a Santos Offshore. Além do estande montado para demonstração de todo o potencial e tradição da Universidade na área de tecnologia do mercado petrolífero, a Unisanta estará com o seu corpo docente realizando diversos workshops.
No estande da Universidade estarão expostos módulos didáticos desenvolvidos no Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta e que são utilizados em diferentes etapas de preparação do petróleo. Entre os equipamentos estão: a coluna de destilação do petróleo; a torre de resfriamento de água, utilizada no refino do petróleo; o reator químico, que faz a transformação da nafta em plástico, e o coletor de partículas do ar, que acompanha a poluição do local.
A Unisanta fornece módulos didáticos e equipamentos para várias instituições públicas e particulares do País. Cerca de 60 módulos já foram adquiridos por instituições de Ensino Superior. No Laboratório já foram produzidos cerca de 100 módulos.
Os visitantes poderão conhecer os equipamentos no dia 20/10, das 19 às 23 horas, e de 21 a 23/10, das 15 às 22 horas. Alunos do curso de Engenharia Química da Unisanta, além dos professores Marlene Silva de Moraes, Deovaldo de Moraes e Luis Renato Bastos Lia, coordenador do curso, e o técnico Volnei de Lemos estarão no local para explicar o funcionamento dos módulos.
Workshops – A Unisanta realizará workshops ministrados por seus docentes de 21 a 23/10, no Mendes Convention Center. No dia 21, das 18h30 às 21h45, a Profª. Alexandra F. P. Sampaio discorrerá sobre Introdução à gestão integrada em ambientes costeiros utilizando modelos numéricos, na sala Lagosta. O Prof. Dr. Fábio Giordano falará sobre Ecologia de manguezais e estuários na Baixada Santista, no mesmo horário, na sala Tupi.
No dia 22/10, das 18h30 às 21h45, serão ministrados os workshops Utilizando Redes Neurais para quantificar e prever a influência de parâmetros de produção e qualidade, a cargo do Prof. Ms. Willy Ank de Morais e Introdução ao Projeto de Processos Químicos, com o prof. Flávio Nelson Pereira, nas salas Lagosta e Tupi, respectivamente.
No último dia do evento, 23/10, serão abordados os temas Ecotoxicologia e Monitoramento Ambiental relacionado à área de Petróleo e Gás, pelo Prof. Dr. Augusto Cesar, na sala Lagosta, e Equipamentos de processos químicos e petroquímicos, com o Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior, na sala Tupi. Os dois workshops ocorrem das 18h30 às 21h45.
As vagas são limitadas. Os interessados poderão efetuar as inscrições pelo site www.santosoffshore.com.br/workshops. Alunos e ex-alunos da Unisanta terão desconto de 50%.

Histórico – A Unisanta é a pioneira em cursos de Engenharia na Baixada Santista, iniciados em 1971, para atender ao Pólo petroquímico e siderúrgico de Cubatão, Porto de Santos e Parque Industrial da grande São Paulo. Já a partir de 1975, a Universidade iniciou os cursos de Pós-Graduação, dentre eles o de Engenharia de Segurança do Trabalho, que prossegue até hoje.
Ao início dos anos 90, em parceria com a RPBC-Petrobras, foi instalado na Universidade o Laboratório de Ecotoxicologia, que tem ensaios referendados no padrão de qualidade ISO 9002 e mais recentemente pela ISO 17025, reconhecimento internacional de qualidade.
A Unisanta participa de inúmeras parceiras com indústrias e instituições, dentre elas a modernização da Mirrefinaria – unidade didática – que possibilita uma visão abrangente dos processos de refino de derivados de petróleo.
Hoje a Unisanta tem um parque de laboratórios entre os melhores do País.
No Laboratório de Operações Unitárias, os princípios físico-químicos e equipamentos de produção industrial são apresentados em detalhes, integrando programas de treinamento de pessoal a serviço do sistema Petrobrás e de muitas indústrias.
Nesses laboratórios são desenvolvidos equipamentos com uma pedagogia própria ao ensino da parte experimental de áreas tecnológicas, bem como da aprendizagem e consolidação teórica, servindo de base para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Em 2005, pioneiramente mais uma vez na Baixada Santista, começaram cursos de Lato Sensu em Engenharia de Petróleo e Gás, já na sua sétima turma.Em 2009, teve início a graduação em Engenharia de Petróleo e outros cursos relacionados à área de petróleo e gás natural, como o de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Petróleo e Gás).