Inserir agentes públicos locais e regionais na Administração do Porto foi uma das medidas sugeridas durante a mesa-redonda realizada dia 18/6, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os portos produtivos no mundo são geridos por autoridades regionais, por administrações descentralizadas, explicou o Secretário Municipal de Assuntos Portuários da Prefeitura Municipal de Santos (Seport), Sérgio Aquino.
Sobre as perspectivas atuais e para as próximas décadas, “não são problemas, mas oportunidades”, ressaltou Aquino. Destacou a importância do Porto de Santos e os entraves que precisam ser removidos. Temos passivos ambientais em áreas urbanas, consequência da falta de planejamento em anos anteriores. É preciso ampliar a cooperação entre os diversos órgãos, estabelecer um regramento para licenciamento e para a efetiva implantação da nova área portuária e retroportuária (Barnabé-Bagre) e o retroporto continental.
Outras medidas necessárias: revisão da matriz de transportes locais e regionais, controle de poluentes atmosféricos dos navios atracados e participação efetiva junto à Conferência Climática das 40 cidades portuárias, que se reuniu recentemente em Rotterdan- Climate Leadership Group – C 40 Cities. Uma das atividades importantes que deveria ser estimulada refere-se às unidades de apoio ao offshore, “de baixo impacto ambiental e alto rendimento social”, afirmou Sérgio Aquino.
Distribuição de renda
Renato Barco, Diretor de Planejamento Estratégico e Controle do Porto de Santos, enfatizou a necessidade de se garantir melhor distribuição de renda aos trabalhadores do setor portuário e de se revitalizar áreas como a compreendida entre os armazéns 1 a 8. Barco, que representou o presidente da Codesp, sr. José Roberto Serra, mostrou obras em andamento e planejadas por empresas com a meta de aumentar o potencial do Porto de Santos para movimentar cerca de 300 milhões anuais em 15 anos. Atualmente, a capacidade é de 110 milhões de toneladas/ano, e a movimentação em torno de 81 milhões de toneladas/ano.
Há empresas interessadas em operar com segurança e fundeio na área do canal e outra disposta a trazer álcool por dutos do interior de Mato Grosso até o Porto de Santos.
Site, fórum permanente e livro
A contribuição sistemática da Universidade Santa Cecília com pesquisas e capacitação de pessoal para assuntos portuários, há décadas, foi um destaque das manifestações na reunião de 18 de junho. Renato Barco, Diretor de Planejamento Estratégico e Controle do Porto de Santos, considerou “brilhante” a iniciativa da Unisanta em criar o Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos.
O diretor da Faculdade de Administração da Unisanta, Julio Simões Júnior, apresentou o site do Nepomt, em construção, dividido em PortoAcadêmico, PortoMundo e PortoNotícia, com links para os principais portos do Mundo, além de sindicatos e empresas ligadas ao Porto de Santos. O endereço é www.unisanta.br/nepomt e o e-mail nepomt@unisanta.br
O livro sobre o EcoManage (Gerenciamento Ecológico das Zonas Costeiras) é outra expressiva contribuição. Editado pela União Européia, engloba as pesquisas internacionais do EcoManage, versão imprensa da Biblioteca Virtual entregue ao público no dia 14 de maio de 2008.
Estiveram presentes ao debate do dia 18 os deputados estaduais Fausto Figueira e Bruno Covas, o superintendente do Cenep/Santos, Esmeraldo Tarquínio, representantes das prefeituras regionais e de empresas ligadas ao Porto. A sessão foi aberta pela Reitora da Unisanta e a Diretora-Presidente, respectivamente Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani.
O Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos funciona na Rua Soares de Camargo, 31, fone 32-211303.