Tanto pelo voto popular, mediante mensagens enviadas ao site, como pela escolha do próprio site, Márcio Latuf (Técnico), Ana Marcela Cunha e Matheus Louro Neto (atletas), os três da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, foram escolhidos como os melhores do ano de 2008, em suas respectivas categorias.
Ana Marcela Cunha, melhor atleta das três Américas na maratona aquática (Top Five) de 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim e principal destaque do Brasileiro Juvenil, obteve o Troféu Best Swimming 2008 nas categorias melhor atleta juvenil feminino (piscina) e melhor nadadora de águas abertas.
Matheus Louro Neto, foi eleito melhor infantil masculino, enquanto Márcio Latuf, melhor técnico em águas abertas, já que sua pupila, Ana Marcela, além de terminar em quinto lugar nos Jogos Olímpicos, atrás apenas de atletas européias de maior experiência, foi a terceira melhor no ranking Fina na temporada., também só superada por européias.
O processo de escolha dos melhores do ano da natação brasileira foi conduzido pelo editor do site Best Swimming (um dos mais conceituados da natação mundial), Alexandre Pussieldi, o Pussi, também destaque do ano como comentarista de natação em TV.