Em 2007, quando da conquista do bicampeonato (2006/2007) paulista juvenil de verão, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, teve o que se pode definir, até então, como o melhor desempenho qualitativo de sua história. Desta vez, com o tricampeonato, a exceção dos recordes obtidos por seus atletas, os números cresceram ainda mais.
A explicação para isso é bastante simples: a excelência do trabalho de base fez crescer a quantidade de ponteiros. Em 2007, Ana Marcela Cunha e a ainda juvenil Isabelle Longo polarização as atenções, com oito medalhas de ouro em provas individuais e um total de sete recordes (dois paulistas e cinco de campeonato).
Desta vez, Ana Marcela Cunha teve a companhia de uma legião de excelentes nadadores, como Sarah Corres. Luiz Cremonez, Paulo Magalhães de Paula, Daniel Catelan, Lucas Magalhães de Paula, Cássio Fragoso e Yuri Curto, entre outros.
A pontuação total subiu de 2.842 em 2007, para 3.614 nesta temporada. Já a diferença para o segundo colocado, que no ano passado foi de 380 pontos, chegou a significativa marca de 1.665 pontos.
Em 2007, a UNISANTA venceu nas categorias juvenil II feminina e masculinas, ficando em segundo na juvenil I, tanto na feminina como na masculina. Agora, não fosse a desclassificação das equipes A e B de revezamento 4×100 medley juvenil I feminina, o time comandado pelo técnico Fábio Massaini, o Binho, teria ficado em primeiro nas quatro categorias. A desqualificação deixou o juvenil I feminino em segundo, enquanto os demais terminaram em primeiro, com folga na pontuação.
Aumentou também o número de medalhas. Em 2007, foram 33 (17 de ouro, 12 de prata e quatro de bronze). Desta vez, elas chegaram a 62 (30 de ouro, sendo dez por etapa, 19 de prata e 13 de bronze).
Somente o número de recordes não foi superado. Em 2007, foram 11, sendo quatro paulistas e sete de campeonato. Agora, eles chegaram a cinco, com um paulista e quatro de campeonato. Mas novamente Ana Marcela despontou como destaque da equipe, sendo a mais eficiente, dona dos três melhores índices técnicos, sete medalhas de ouro, com quatro em provas individuais e três recordes (um paulista e dois de campeonato).
O que se repetiu foi o fato de a UNISANTA ter alcançado esse período do ano com o mesmo número de títulos obtidos até a mesma época em 2007: três. No ano passado, a instituição de ensino santista ainda conquistaria o Paulista Júnior e Sênior, o que pode ser reprisado neste ano.
NOVAS DISPUTAS – Neste mês de novembro, a Federação Aquática Paulista ainda promoverá os campeonatos petiz e júnior & sênior. Em dezembro, a entidade fecha o ano, com o estadual infantil.
No próximo final de se semana (sábado, 22, e domingo, 23), no Sport Club Corinthians Paulista, na Capital, a UNISANTA, dos técnicos Rogério e Leila, tetracampeã nas temporadas 2006, 2005, 2003 e 2002, tenta recuperar a hegemonia perdida para o Esporte Clube Pinheiros em 2007, brigando pelo pentacampeonato paulista petiz (XVI Troféu José do Carmo Neves, o Zequinha).
Já no final de semana seguinte, de 27 a 30, no Esporte Clube Pinheiros, também na Capital, a equipe santista, sob a orientação dos técnicos Márcio e Gerson, buscará a manutenção da hegemonia e do hexacampeonato no Paulista Júnior & Sênior (X Troféu Alberto Martin Perez), depois de ter vencido nas três últimas temporadas (2007/2006/2005) e em 2003 e 2000.
Finalmente, nos dias 6 e 7 de dezembro, novamente no Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo, a UNISANTA, dos técnicos Joel e Maressa, tentará dar o troco na equipe da casa, depois de ter deixado escapar a possibilidade do tricampeonato estadual infantil, ao ser superado, em Santos, pela representação corintiana, em 2007. A UNISANTA havia vencido em 2006 e 2003. O VI Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha corresponde ao Paulista Infantil de Verão.

DOMÍNIO SANTISTA – Com a conquista tricampeonato consecutivo (2006/2007/2008) juvenil de verão, a natação da UNISANTA segue absoluta no Estado de São Paulo. Agora, são 14 títulos em três anos: sete em 2006, quatro em 2007 e três em 2008.
A conquista do Juvenil de Verão, obtida pelos comandados do técnico Fábio Massaini, o Binho, além de esmagadora mantém a UNISANTA na liderança, em termos de títulos neste ao de 2008. Já que das cinco competições (quatro de inverno e uma de verão) já realizadas pela Federação Aquática Paulista, a UNISANTA venceu três.
Além do Paulista Juvenil de Verão, a instituição de ensino santista ganhou no primeiro semestre, nas competições em piscinas curtas (25 metros), os títulos paulistas Juvenil de Inverno (bicampeã) e o Júnior & Sênior de Inverno (pentacampeã).