O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, realiza o XI Encontro de Cinema da UNISANTA, de 4 a 7 de novembro, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, da Universidade. Nesta edição comemorativa de 10 anos, foi escolhido o tema “o espectador e sua identidade” que será comentado no bate-papo de abertura, após a exibição do filme “Memórias do Subdesenvolvimento”, de Tomás Gutiérrez Alea (Cuba, 1968), dia 4, às 19h. Entre os convidados estão: Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Saietto, Flavio Moreira, Juracy Silveira e Roberto Melchior. Serão lembrados também os 80 anos de cineclubismo no Brasil, os 60 anos da criação do Clube de Cinema de Santos e os ideais de Maio de 68. Entrada franca.
Filme da abertura do Encontro: Memórias do Subdesenvolvimento (Memorias del Subdesarrollo, Cuba 1968)
Sinopse: Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60, Memórias do Subdesenvolvimento é considerado um clássico do cinema latino-americano. O mestre Tomás Gutiérrez Alea oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário.

Tomás Gutiérrez Alea (11 de dezembro de 1928 – 16 de abril de 1996). Foi um influente cineasta cubano. Escreveu e dirigiu mais de 20 documentários e curtas-metragens, conhecido por sua visão afiada sobre a Cuba pós-revolucionária, e um delicado equilíbrio entre a dedicação à revolução e a crítica do social, econômica, política e condições do país.
Gutiérrez é o representante de um movimento cinematográfico ocorrido nos anos 1960-1970, conhecidos coletivamente como o Novo Cinema Latino Americano. Este movimento coletivo, também mencionado por vários escritores por nomes específicos, tais como "Terceiro Cinema", "Cine Libre", e "Cinema imperfeito", foi amplamente envolvido com os problemas do neocolonialismo e identidade cultural. O principal objetivo do movimento foi o de criar filmes em que o telespectador se tornou um ativo e auto-consciente participante no discurso do filme.

Realização: Universidade Santa Cecília
Cineclube Lanterna Mágica -UNISANTA
Apoio Cultural: Faculdade de Artes e Comunicação – UNISANTA
Vídeo Paradiso