Analisar a importância do Portal da Internet no processo de relacionamento a longo prazo, de captação e fidelização de alunos e ex-alunos foi um dos objetivos da dissertação do diretor da Marketing da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcus Teixeira Penteado, aprovada com louvor pelo Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos, na Área de concentração: Estratégia e Competitividade.
Marketing de Relacionamento – Uma Ferramenta para as Instituições de Ensino Superior: Estudo sobre Portal Institucional é o título da pesquisa, aprovada pela Banca constituída pelos Professores DoutoresJosé Alberto Carvalho dos Santos Claro (orientador), Getúlio Akabane e Rogério Profeta.
Penteado obteve um dado expressivo: 63,90% dos 205 alunos consultados sobre o Portal da Unisanta avaliaram positivamente as informações disponibilizadas, “pois permite interação com outros alunos, professores e Universidade, sendo um efetivo instrumento de comunicação”.
O universo pesquisado representa 2,5% dos cerca de oito mil e quinhentos alunos, de homens e mulheres entre dezoito e vinte e cinco anos, residentes na cidade de Santos.
Enfatizou o autor que gerenciar o relacionamento com clientes não é uma atividade de marketing ou tecnologia. “Representa a cultura e o objetivo de uma Universidade, determina quais estratégias serão adotadas e como cada ação impacta no valor de sua base de alunos”. O Portal foi analisado quanto à navegação, informação, atendimento, comunicação visual, atratividade e funcionalidade e interatividade.
Na opinião de Marcus Teixeira Penteado, esse relacionamento com ex-alunos e alunos deve ser cada vez mais personalizado, ”tendência fortalecida por essas novas tecnologias que facilitam o armazenamento, gestão e fluxo de informações, diversas ações de Marketing têm sido realizadas e fortalecidas com o uso da Internet”.
A aplicação do instrumento de pesquisa mostrou que, no geral, 63,41% dos entrevistados navegam na Internet diariamente, o que mostra a importância desse instrumento de informação e relacionamento. Certamente, essa tendência crescerá a cada ano e ignorá-la é abrir mão de uma ferramenta inovadora que, se bem utilizada, poderá transformar uma instituição. Além disso, a Internet é um meio de comunicação que reduz os custos e ajuda a alcançar mercados mais amplos no país e no exterior.
O Portal da Unisanta teve avaliação positiva também em dois atributos fundamentais: interatividade e personalização. A Internet aparece como grande aliada de escolas e universidades por ser o meio de comunicação mais presente na vida do público jovem.
A escolha por uma faculdade pode ser baseada em comparações com as outras Instituições, de acordo com a necessidade de cada estudante. “Afinal ninguém melhor do que um professor, alunos formandos e ex-alunos para testemunhar sobre uma Instituição”, afirmou o pesquisador.
Para Teixeira Penteado, atingir estes estudantes, no mundo de hoje, demanda esforços e mudanças repentinas em estratégias traçadas, o que deve ser feito desde o Ensino Médio, transmitindo valores de maneira mais aprofundada, convencendo ao longo do tempo de que a Instituição faz a diferença.
O segundo critério, de que a indicação de alunos e ex-alunos influencia muito na hora de escolher uma universidade, também deve ser levado em conta pela Instituição, uma vez é feita por ex-alunos, “que se forem mantidos em contato com a instituição podem ser um poderoso canal para ampliação do corpo discente”.
Em terceiro lugar, aparece a propaganda da Instituição com 15,12%, como fonte de informação para escolha da instituição de sua preferência. Será que realmente é propaganda, como diz o senso comum, “a alma do negócio” ?, pergunta Teixeira Penteado.
“A Instituição deve refletir sobre esse tipo de resultado e direcionar parte de sua verba de propaganda e marketing para a construção de portais que ofereçam aos futuros alunos as informações e experiências que demonstrem os diferenciais competitivos da instituição”, conclui Marcos Teixeira Penteado.