Depois de muitas idas e vindas e a providencial intervenção da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para liberação dos vistos de entrada em solo mexicano, a delegação brasileira segue nesta quinta-feira (3) para Monterrey (México), palco do II Campeonato Mundial de Natação Júnior. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, cede técnico, massagista e três de seus atletas ao conjunto brasileiro. O Campeonato Mundial Júnior será disputado de 8 a 13 de julho, sempre com eliminatórias na parte da manhã e finais do período da tarde.
Isabelle Longo, João de Lucca e Lucas Kanieski são os nadadores da UNISANTA que compõem a equipe nacional. Ana Marcela Cunha, também selecionada, optou por não ir à disputa, mantendo a preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para o mês de agosto.
Além dos três atletas, a UNISANTA também será representada pelo técnico Gerson Pazian, eleito o melhor do Pais no Campeonato Brasileiro Júnior, conquistado pela UNISANTA em junho último, e ainda pelo massagista Nei Roblis, que já integrava a seleção paulista.
A UNISANTA tem um retrospecto positivo no Campeonato Mundial Júnior. Em sua primeira edição, no Rio de Janeiro, um de seus atletas à época, Leonardo Guedes, sagrou-se campeão mundial dos50 metros nados de costas, com o tempo de 26s26, recorde de campeonato a ser batido em Monterrey.