Simone Dias de Carvalho, autora de uma ação que tramita perante o Anexo Especial Cível da Universidade Santa Cecília (Unisanta), afirmou nesta segunda-feira (31) ter gostado do atendimento. “Além de organizada, a audiência começou no horário marcado. Os resultados ainda virão, mas o andamento foi de acordo como o esperado”.
O advogado de Simone, Wagner Bernardes Vieira, disse que a justiça é morosa porque a sua estrutura é deficiente, “não possui número suficiente de juízes, funcionários, varas e cartórios, e o volume de ações é enorme. O Fórum é afogado pela quantidade de ações, são poucas as comarcas no Estado de São Paulo que tem andamento rápido”.
A ação distribuída em agosto de 2007, por Vieira, no Anexo da UNISANTA, teve audiência de conciliação em 31 de março deste ano. Vieira disse que este prazo é razoável, pois semelhante ação distribuída para outro Anexo teve audiência em setembro de 2007, e só para maio de 2009 foram marcados a instrução e julgamento.
O Anexo da UNISANTA sob responsabilidade da 2ª Vara do Juizado Especial Cível tem 1200 processos em trâmite, segundo sua coordenadora administrativa Dra. Neusa Teixeira Ferreira. Para Neusa, a criação, em dezembro do ano passado, de uma segunda Vara do Juizado Especial, no Fórum Central, veio para desafogar o judiciário.
“Os anexos eram de responsabilidade de uma única vara, desde o ano de 2000. Após a criação da 2ª Vara (dez/07), o anexo da UNISANTA ficou a cargo da mesma, sendo que o Juiz responsável que coordena o Anexo é o Professor da UNISANTA Dr. Guilherme de Macedo Soares”, afirma a coordenadora.
Segundo a coordenadora “além de desafogar o Judiciário, os alunos vêem na prática o que ocorre, acabam sendo mais críticos e aprendem com isso”.