O programa de Gerenciamento Ambiental de Zonas Costeiras, EcoManage, desenvolvido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi tema de ampla matéria do jornal e da TV Tribuna, do dia 13 de junho.

A notícia trouxe um alerta para os altos índices de lixo e esgoto na água do estuário de Santos, produzindo gases que agravam o efeito estufa. O jornal trouxe informações dadas por pesquisadores do EcoManage e destacou a participação de biólogos, engenheiros e alunos da Unisanta, que, desde o ano passado, coletam amostras em 74 pontos da Baía de Santos e do estuário.

A coleta de amostras do estuário, a maior feita até hoje na região, esteve a cargo do Engenheiro Gilberto Berzin do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Berzin acredita que empresas portuárias e indústrias de Cubatão são responsáveis por parte do lixo despejado. A matéria apresenta depoimentos do biólogo e doutor em Ecologia da Unisanta, Fábio Giordano, coordenador do EcoManage.

Pesquisadores do EcoManage, que é financiado pela Comunidade Européia, estão desenvolvendo um sistema que deve mostrar, até maio de 2008, quanto cada comunidade despeja de esgoto no mar. Para isso, eles contam com o apoio das prefeituras da região e da Sabesp.

A versão eletrônica da Revista IN deste mês, além de dar destaque ao projeto, noticiou a importância do seminário Aquecimento Global: O Pensar e a Força Local, promovido pela Unisanta durante a Semana do Meio Ambiente.