No dia do aniversário da Cidade de Santos, o presente não poderia ser mais especial. Nesta sexta-feira (26), às 10h30, os maiores nomes da natação mundial em águas abertas duelam na etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que abre o mais importante circuito internacional de maratonas aquáticas, o 10 KM Marathon Swimming Wold Cup Fina 2007.
Nunca na história das provas de maratonas aquáticas mundiais tantos astros e estrelas estiveram participando de uma mesma prova como nessa disputa que agita as águas da baía de Santos, com largada e chegada na Praia do Boqueirão, em Santos, entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua Ângelo Guerra.
A competição ainda ganha maior importância por se trata da abertura da caminhada da natação mundial em águas abertas rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim, como destaca o presidente da Federação Internacional de Natação (Fina), Mustapha Larfaoui, em carta encaminha aos participantes desta etapa internacional da II Travessia Renata Câmara Agondi.
O dirigente máximo da natação mundial afirma que “as maratonas aquáticas vivem um momento único em sua história e que todos os envolvidos na disputa marcada para essa sexta-feira (26) colaboram decisivamente para engrandecer o esporte e perpetuar a imagem de uma grande nadadora, como Renata Agondi”.
Na água, na luta por uma dotação de US$ 20 mil e mais os pontos para o ranking mundial, estarão em ação 51 atletas, sendo 18 mulheres e 33 homens. A tetracampeã mundial, a alemã, Britta Kamrau-Corestein, desponta como maior favorita entre as mulheres, mas tem a companhia , para ela, não muito cômoda, da italiana Laura Volpi e da russa Anna Uvarova, além da brasileira Ana Marcela Cunha, atual campeã nacional. A também brasileira e vice-campeã mundial dos 5 e 10 kms, Poliana Okimoto, infelizmente, não participará. Um foco infeccioso dentário obrigou-a a desistir da disputa.
No masculino, o maior favorito, como não poderia deixar de ser é o búlgaro hexacampeão mundial Petar Stoichev. Ameaçando-o aparecem o vice-campeão mundial o francês Stephane Gómez, o russo Yuri Kudinov e o norte-americano Mark Warkentin,campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial de 2006. O brasileiro Luiz Lima, nadador da UNISANTA, que ostenta o título campeão nacional de maratonas aquática, também tem chances de brigar pelas primeiras posições.
Ainda entre os 51 atletas inscritos, destacam-se ainda os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito”, exulta.
GRANDE FESTA – Além de um altíssimo nível técnico, a prova promete uma grande festa. Até mesmo o veleiro de adestramento de oficiais da Marinha do Brasil, o Cisne Branco, participará. De uma de suas canhoneiras será dado o tiro de partida para a prova. O cerimonial terá início às 9h15, com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro.
Entre as autoridades confirmadas, destacam-se o prefeito João Paulo Tavares Papa: o secretario de Estado de Esporte e Lazer, Claury Santos Alves da Silva; do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho; do representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Sérgio Alvarenga; e do representante da Federação Internacional de Natação, o cubano Thomas Haces, entre outros. Esses, a exceção do secretario Claury, estiveram no Congresso Técnico realizado na manhã desta quinta-feira (25), na UNISANTA.
O Presidente da Comissão Organizadora da prova e Pro-Reitor Administrativo da UNISANTA, DR. Marcelo Teixeira, foi quem abriu os trabalhos do Congresso Técnico, saudando aos atletas, técnicos e dirigentes, além de ressaltar a importância para a Cidade e para o Esporte, de uma prova de tamanha magnitude. “Estamos honrados e contar com os melhores do mundo e, podem estar certos, que a Universidade Santa Cecília, fará de tudo para fazer da etapa internacional Renata Agondi um acontecimento para ficar marcado positivamente na memória de todos”.
A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Atlântico, Sabesp e Terracom.