O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Eduardo Fischer, participou nesta sexta-feira (11), uma avaliação biomecânica do nado subaquático com o professor Paulo Marinho, no parque aquático do Clube dos Oficiais da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa. Eduardo Fischer chegou à Paraíba no início da tarde de quarta-feira (9), a convite da Federação de Esportes Aquáticos do Estado.
O atleta da UNISANTA participou desta avaliação biomecânica juntamente com 15 atletas paraibanos. Esses testes, segundo o presidente da Feap, Ricardo Barbosa, são o que há de mais moderno no mundo em termos de avaliação física para atletas de natação. O equipamento conta com três câmeras, que ficam dentro da piscina e acompanha, passo a passo, todos os movimentos dos atletas
Neste sábado (12), ele treinará com os esses 15 atletas paraibanos, que fazem parte do programa Novos Talentos, na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, no Bairro dos Estados.
Eduardo Fischer disse que “Kaio Márcio é um atleta excepcional, que tem muita potencialidade e vem conquistando títulos importantes na carreira. A Paraíba está de parabéns por contar com um dos melhores nadadores do Brasil”.
Fischer destacou também a importância do programa Novos Talentos, fruto de um convênio firmado entre a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap) e a Cagepa, que passou a figurar como patrocinadora oficial da natação no Estado.
“O Brasil é um País muito rico em talentos. A grande questão é o risco de eles se perderem por falta de apoio”, enfatizou o atleta, lamentando a falta de apoio ao esporte.
Ele acrescentou que, superando-se esse obstáculo, o País poderá figurar entre as potências da natação mundial. “Nós temos conquistado muitas vitórias e as últimas Olimpíadas são prova disso”, destacou, citando os bons resultados alcançados em Atenas, quando vários nadadores brasileiros chegaram às finais. “É preciso que os governos e a iniciativa privada apoiem o esporte. Ações como a da UNISANTA, que hoje serve de referência para a natação brasileira, devem servir de exemplo”.
O nadador da UNISANTA treinou na piscina da Vila Olímpica Ronaldo Marinho (ex-Dede), no Bairro dos Estados, quarta e quinta-feira, na companhia do presidente Feap. “Estou muito feliz em conhecer a Paraíba e realizar uma troca de informações com os atletas do Estado”.
Entre os diversos títulos alcançados, Fischer ressalta os mais importantes em sua carreira: recordista Sul-Americano dos 50 e 100m nado peito; medalha de prata na Copa na Copa do Mundo; bronze e prata em 2003, em Santo Domingo; semi finalista na Grécia e tricampeão brasileiro.