Desacelerar, jogar, imaginar e olhar o cinema por outros ângulos. Essa é a proposta do Cinema Ao Cubo, que celebra os 65 anos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), no dia 15 de outubro. A iniciativa gratuita, realizada pelo Cineclube Lanterna Mágica, em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da instituição e a Coala Games, acontece das 14h às 21h30, na Biblioteca da Saúde (5º andar, Bloco E). Os interessados devem garantir a participação por meio de inscrição antecipada, neste link, com emissão de certificado.
Como ação de extensão universitária, a experiência aproxima cinema, jogos de tabuleiro e narrativas. A ideia central é transformar os espaços do Cineclube e da biblioteca em um ambiente de convivência e criatividade, onde o ato de jogar funciona como uma maneira de contar histórias, estreitar vínculos e experimentar diferentes formas de percepção artística.
Inspirado no conceito japonês de Yutori, associado à ideia de criar espaço e tempo para apreciar a vida com mais atenção, o Cinema Ao Cubo propõe uma pausa na rotina acadêmica, com uma provocação: “Antes de assistir a uma história, que tal jogar com ela? E, depois do filme, continuar jogando com as ideias que ficaram?”
Da ludicidade ao clássico do cinema
A programação, das 14h e 18h, será dedicada a mesas de jogos como Mysterium, Maha Lilah, Black Stories, Story Cubes, Imagine, Assuntos Internos e O Melhor do Cinema. As mesas funcionarão como pequenos laboratórios de imaginação, nos quais os participantes podem construir narrativas, interpretar pistas, criar personagens e jogar coletivamente.
Na sequência, a partir das 18h30, ocorrerá a sessão do ciclo Cinema Revelado, com o clássico Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961), dirigido por Blake Edwards e estrelado por Audrey Hepburn. O filme acompanha Holly Golightly, uma jovem nova-iorquina que vive de maneira sofisticada e aparentemente despreocupada, enquanto constrói relações e busca seu lugar em uma cidade marcada por desejos, expectativas e convenções sociais. Por trás do glamour e do humor, a narrativa revela uma personagem em permanente tensão entre a imagem que apresenta ao mundo e aquilo que procura para si.
Logo após a sessão, o público poderá participar de um cine-debate mediado pelo jornalista e cineasta Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube Lanterna Mágica e do LabCine. A conversa vai explorar as questões apresentadas pelo filme a partir dos conceitos de jogabilidade, narrativas imersivas e experiência cinematográfica, explorando como diferentes formas de participação e construção de histórias podem ampliar a relação do espectador com o cinema.
A ação também dialoga diretamente com as pesquisas e práticas desenvolvidas pelo LabCine – Unisanta, que investiga o cinema como linguagem artística, experiência coletiva e espaço de criação. Nesse contexto, o Cinema Ao Cubo experimenta o cinema para além da tela, articulando jogo, narrativa, convivência e imaginação como possibilidades de expansão da experiência cinematográfica.
Com entrada gratuita, o evento acontece na Biblioteca da Saúde e no Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta, Bloco E, 5º andar. Para participar, basta chegar no horário.
PROGRAMAÇÃO
🎬🕹️ Cinema Ao Cubo – Jogue, veja, pense!
Quer dar uma pausa na correria da faculdade? Então, venha viver um dia diferente no Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta: jogos, cinema e bate-papo para expandir a mente e relaxar.
📅 15/10 | 14h às 21h30
📍 Bloco E, 5º andar – Unisanta
✅ Entrada gratuita
🔸 14h às 18h – Jogos de tabuleiro e narrativas coletivas
Uma tarde para jogar junto, criar histórias e experimentar o lado lúdico da imaginação.
🔸 18h30 às 21h30 – Sessão 65 Anos de Unisanta + Cine-Debate
Filme “Bonequinha de Luxo” (EUA, 1961)
Depois, um cine-debate com Eduardo Ricci (jornalista e cineasta) sobre como o cinema e os jogos nos fazem revelar o presente e o futuro.
Por Eduardo Ricci
