por Renan da Paz – colaborador
Alunos da Unisanta têm a primeira experiência prática com jornalismo, participam de programas premiados e se preparam para atuar em grandes veículos do país e do mundo
Há duas décadas, a Santa Cecília TV abre espaço para quem está começando a contar histórias. Criado em 2005, o Espaço Unisanta nasceu como um projeto universitário na televisão e, com o tempo, se tornou um verdadeiro laboratório de jornalismo. É nele que estudantes da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC) aprendem, experimentam e mostram na prática a importância da comunicação dentro e fora do campus.
O programa já formou dezenas de gerações de repórteres, produtores e apresentadores que hoje atuam em veículos de todo o país. Segundo a diretora do programa, Natalie Nanini, cada edição é resultado do trabalho coletivo de alunos que aprendem a transformar teoria em prática. “É como se fosse a primeira oportunidade profissional, mas dentro de um ambiente onde ainda se pode errar, corrigir e crescer”, explica.
Ao longo de 20 anos, o Espaço Unisanta colecionou reconhecimentos e histórias. Em 2008, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Santos. No ano seguinte, foi premiado como Melhor Programa de TV no Festival Aruanda e, em 2010, venceu o 18º Gramado Cine Vídeo. Em 2015, conquistou mais uma menção honrosa no Prêmio Irmã Dolores de Jornalismo. O programa chegou aos 20 anos de exibição nesta segunda-feira (27).
Trajetórias de sucesso
O pró-reitor de Inovação da Unisanta, Marcus Teixeira Penteado, lembra que o sucesso do programa é reflexo direto da dedicação dos alunos e da qualidade das produções. “É um programa premiado devido à sua qualidade. Dele saíram diversos profissionais que hoje estão no mercado, como Renan Fiuza, na CNN e na Rede Globo, e Thalita Oliveira, atualmente na TV Brasil. É gratificante ver essa missão sendo concluída com sucesso”, destaca.
Hoje, também à frente da direção do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Natalie Nanini assumiu o projeto em agosto de 2024 e conta que a experiência mudou sua visão sobre o papel da formação acadêmica. “Eu jamais imaginei que, como executiva de mercado, dirigiria um projeto universitário. Mas o Espaço Unisanta conversa com o meu propósito de vida: deixar um legado”, afirma.
Com quase 24 anos de experiência em televisão, ela reforça a importância de unir o conhecimento técnico à vivência prática. “Aqui, os estudantes produzem, gravam e apresentam um programa real, que vai ao ar duas vezes por semana. É um exercício completo de telejornalismo em um ambiente acolhedor, onde se aprende fazendo”.
O papel da universidade
A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, destaca que o programa é parte essencial da vida acadêmica e institucional no Complexo Educacional Santa Cecília. “Além de ser um veículo de promoção do curso, ele faz parte do dia a dia da universidade. É nele que o colégio, a universidade e os diversos departamentos tornam visível a sua produção. É também onde acontece essa sinergia de valorização dos talentos e dos produtos que a instituição revela”, explica.
Para a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, o Espaço Unisanta é exemplo de um modelo de ensino que aproxima o estudante da profissão desde o primeiro momento. “É uma proposta de ensino diferente, em que o aluno, desde o início, participa da sua profissão, mediado por supervisores que dão o tom e garantem uma produção de alto nível acadêmico e científico. Ao mesmo tempo, serve à comunidade, destacando grandes temas que muitas vezes não chegam à TV comercial. Essa é a diferença”, afirma.
Da sala de aula ao estúdio
A trajetória do Espaço Unisanta começou junto com o crescimento do próprio Sistema Santa Cecília de Comunicação. O presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Marcelo Teixeira, lembra que o projeto nasceu da ideia de unir ensino à prática. “Nós adquirimos a TV pensando na Faculdade de Comunicação. É como montar um curso de medicina sem hospital. Queríamos um curso de comunicação relacionado a um jornal, a uma rádio acadêmica educativa e também a uma televisão”, explica.
Ele recorda que o primeiro programa, Notícias do Campus, deu origem ao Espaço Unisanta. “Começamos com o diretor Humberto Challoub e todos os coordenadores envolvidos. As equipes eram formadas por alunos e professores do curso de Comunicação. O Notícias do Campus se tornou o Espaço Unisanta, premiadíssimo. Alcançamos todos os objetivos, com o envolvimento direto da academia dentro da TV Educativa Santa Cecília.”
Entre os novos rostos do Espaço Unisanta está Anna Clara, 20 anos, aluna do terceiro ano de Jornalismo na Universidade Santa Cecília (Unisanta), que divide o estúdio com Bianca Novais, 21. Para Anna, fazer parte da equipe é um marco na formação acadêmica e profissional. “O programa é a primeira experiência com o jornalismo de verdade. Ele dá um gostinho do que é o dia a dia da profissão e prepara a gente para o mercado”.
Celeiro de talentos
Para o coordenador e professor do curso de Jornalismo da Unisanta, Robson Bastos, o Espaço Unisanta é mais do que um projeto acadêmico: é uma extensão natural da sala de aula. “É um local que eu diria que é uma continuação da universidade, um braço do nosso curso – prático, mas também teórico. Nele, os alunos aprendem o que é telejornalismo, edição e rotina de produção. É onde realmente colocam a mão na massa e descobrem o que é fazer jornalismo de verdade”, afirma.
Segundo o professor, o programa se tornou um verdadeiro celeiro de profissionais. “O Espaço Unisanta lança nossos alunos para o mercado de trabalho. É uma escola e uma vitrine para todos nós. Ficamos muito felizes quando vemos ex-alunos em grandes veículos, porque sabemos que eles começaram aqui. O programa tem esse papel educativo e formador, que informa e também educa a sociedade. A tendência é que ele cresça ainda mais, tanto na TV quanto nas plataformas digitais”, completa.
Confira os programas produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo – Especial Espaço Unisanta 20 anos – Santa Cecília TV:
