Nos próximos sábados, dias 18 e 25 de outubro, sempre a partir das 10 horas , na Unisanta, o Teatro Experimental de pesquisas (TEP), grupo com sede nesta universidade há aproximadamente 36 anos, receberá a atriz, diretora, palhaça e arte-educadora Ludmilla Correa para desenvolver uma série de atividades a em aulas abertas, denominadas por ela como “Jogo da Possibilidade”, nas quais se destacam fatores essenciais para a construção da cena teatral: Presença, Risco e A Poética do Erro, que dá nome às oficinas.

Essas aulas, desenvolvidas por Ludmilla, propõem criar um espaço de encontro, pesquisa e troca de conhecimento no teatro, investigando o papel individual e coletivo de cada artista participante. A proposta convida a um mergulho em ferramentas que redefinem a espontaneidade e a autenticidade em cena. Os eixos de trabalho a serem desenvolvidos convidam os integrantes a explorar o Corpo em Prontidão — através de práticas de atenção e alerta, essenciais para a intuição e a habitação do “aqui e agora” — e o Brincar, cuja meta é acessar a imaginação e quebrar padrões rígidos de comportamento e pensamento.

As aulas abordarão ainda o Riso e a Descompressão da Forma, que atuam como ferramentas de desarmamento, promovendo um ambiente seguro e livre de julgamento, que celebra a vulnerabilidade, abrindo espaço para uma nova possibilidade poética. O pilar central desta ideia, como propõe Ludimilla, é o Erro como Processo de Possibilidade: “Ele é tratado como um pivô necessário para a criação, quebrando a previsibilidade em cena, visando exponenciar a capacidade de transformar falhas e deslizes em ferramentas potentes para o desenvolvimento pessoal e a criação contínua, ressignificando o erro em uma nova possibilidade poética”.

As aulas terão início pontualmente às 10 horas, e pede-se aos interessados que, além de respeitar a pontualidade solicitada, compareçam com roupas confortáveis e apropriadas para o desenvolvimento dos exercícios a serem propostos.

SEVIÇO – Unisanta / Rua Osvaldo Cruz, 266, sala D52 – Boqueirão, Santos. Entrada franca.