Rafael Wippich, aluno de Engenharia de Computação, é analista júnior de TI na Cielo

3

O primeiro contato de todo estudante com o mercado de trabalho acontece através do estágio. E não foi diferente para Rafael Wippich, estudante de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Em julho de 2023, Rafael ingressou no programa de estágios na Cielo, empresa líder do segmento de pagamentos e serviços para o varejo em toda a América Latina, e hoje atua como analista júnior de TI na companhia.

Na Cielo há pouco mais de 2 anos, Rafael acredita que sua contratação tenha sido resultado de um processo de entregas e conquistas, mas principalmente de colaboração e empatia: “Sinto que, como estagiário, meus papéis e responsabilidades foram compreendidos e respeitados pela minha liderança, com a qual criei um vínculo significativo, e também pelo meu time, que reconheceu o meu empenho em aprender e crescer para me tornar mais útil para a companhia. Isso foi crucial para a minha efetivação”, diz.

Entre os principais obstáculos enfrentados durante o período de estágio, o aluno ressalta a gestão de tempo para conseguir desenvolver projetos inovadores, enquanto atendia às atividades da área: “Procurei me tornar mais eficiente nas tarefas rotineiras, enquanto reservava tempo para aprender e desenvolver projetos relevantes em automação com cada vez mais agilidade, gerando um grande aprendizado que atualmente me serve muito bem na construção de agentes de Inteligência Artificial (IA)”, comenta.

Após a efetivação, Rafael lembra que seus conhecimentos em automação o levaram a desenvolver rapidamente um projeto de automação com agentes de IA resultando na sua participação em eventos sobre o Copilot Studio na Microsoft para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. “Por conta disso, mais recentemente, meu escopo de trabalho acabou sendo redirecionado e estou agora focado totalmente na governança, incentivo e execução de projetos de automação e IA na minha área”, explica.

Olhando para o futuro, o aluno de Engenharia de Computação afirma que seus planos imediatos envolvem se especializar no desenvolvimento e aplicações de IA generativa, já que essa é agora sua área de trabalho: “Trata-se de um tema em alta, que deve continuar sendo minha área de estudo, também colaborando com o crescimento da minha carreira”, finaliza.

Por EC-EE/Unisanta