No dia 25 de agosto (segunda-feira), o curso de Relações Internacionais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) irá promover uma palestra com a internacionalista Eliana Palma Barleta.
O evento faz parte do projeto R.I. Careers e ocorre às 8h, no consistório do Bloco M, e é aberto ao público.
Com mais de uma década de experiência no sistema das Nações Unidas, no setor privado e na academia, Eliana é bacharel em Relações Internacionais pela, mestre em Estudos Políticos pela Sciences Po Aix-en-Provence (França) e doutoranda em Assuntos Marítimos pela Universidade do Pireu (Grécia).
Ao longo de sua carreira, ela trabalhou em projetos na interseção entre infraestrutura e crescimento econômico, sustentabilidade e cooperação multilateral. Atuou como pesquisadora na Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal-ONU) no Chile, liderando trabalhos estratégicos relacionados ao comércio e à infraestrutura com países da América Latina e do Caribe. Na Organização Marítima Internacional (OMI), ela desenvolveu orientações regionais para apoiar os países mediterrâneos no alinhamento de seus Planos de Ação Nacionais com a Convenção para a Proteção do Meio Ambiente Marinho e da Região Costeira do Mediterrâneo. Também forneceu assistência técnica ao Ministério dos Transportes da Colômbia, por meio de consultorias com o Banco Mundial e a Universidade de Los Andes, apoiando reformas na governança portuária e estratégias de logística.
Além disso, Eliana apoiou o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) em esforços de cooperação técnica com o objetivo de melhorar a acessibilidade comercial para países sem litoral, com foco na otimização de acesso ao mar por meio de corredores de transportes regionais mais eficientes e planejamento de infraestrutura.
Ela fala português, inglês, espanhol, francês e italiano, o que lhe permite colaborar em diversos contextos culturais e institucionais. Seu trabalho reflete um compromisso com políticas públicas baseadas em dados, sustentabilidade e integração regional, temas centrais nas relações internacionais e no desenvolvimento global.