Biografia de Alex Vallauri, produzida por Beatriz Rota-Rossi com apoio da instituição, é encontrada na obra do especialista alemão Ulrich Blanché.
O incentivo dado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) às artes e expressões culturais é reconhecido internacionalmente. A biografia Alex Vallauri – da Gravura ao Grafite, escrita pela artista plástica Beatriz Rota-Rossi com apoio da Unisanta, foi citada na obra internacional Instant Public Art – A Street Art History of Stencil Graffiti (Arte Pública Instantânea – Uma História da Arte de Rua com Grafite em Estêncil, em tradução livre), escrita pelo pesquisador alemão Ulrich Blanché, um dos maiores especialistas no trabalho de Bansky, nome mundial da arte urbana.
A obra de Rota-Rossi, que por muitos anos foi docente da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da instituição, é mencionada ao longo das 393 páginas do livro europeu, publicado originalmente em alemão e com versões traduzidas para o inglês e francês. Lançado em 2013, o título sobre Vallauri é a única biografia autorizada do artista plástico, pioneiro do grafite no Brasil.
Além de citar a obra, o livro também faz diversas referências a outros conteúdos produzidos pela artista, como textos e imagens.
Alex Vallauri – Nasceu em Asmara, na Etiópia, em 1949, e mudou-se para o Brasil em 1965. Formou-se em Comunicação Visual, em 1971, e também ministrou aulas. Especializou-se em artes gráficas na Suécia, Inglaterra e Estados Unidos.
Em 1978, começou a realizar grafites em espaços públicos em cidades como São Paulo e Nova York. Morreu na capital de São Paulo, em 1987. Já recebeu diversas homenagens e é considerado um dos pioneiros da arte do grafite no Brasil.