Unisanta e Universidade de Dubrovnik ampliam parceria com novo projeto Erasmus+ aprovado em 2025

107

A professora Helen Sadauskas-Henrique do Laboratório de Ecofisiologia e Bioquímica de Organismos Aquáticos  da Universidade Santa Cecília (Lebio/Unisanta) e o Prof. Branko Glamuzina, da Universidade de Dubrovnik (Croácia), aprovaram um projeto Erasmus+ que prevê a mobilidade internacional de alunos e professores entre a Unisanta e a Universidade de Dubrovnik.

A parceria institucional entre Unisanta e Universidade de Dubrovnik se iniciou em 2019, através da aprovação do projeto Erasmus Mundus Interinstitucional, com vigência de 2019 a 2021, sob a coordenação de Alpina Begossi (Unisanta) e Branko Glamuzina (Universidade de Dubrovnik)

Durante o mês de junho de 2022, a delegação da Croácia, composta pelos professores Tatjana Dobroslavić e Branko Glamuzina, além da staff Maja Brnas, esteve na Unisanta, onde visitou os laboratórios e ministrou palestras para os alunos dos PPGs e da graduação. Essa colaboração fortaleceu os laços entre as instituições e abriu caminho para novas oportunidades de cooperação.

Em julho de 2022, a Profa. Helen e Bruna Cabral Carneiro Batista, aluna de mestrado da Unisanta e também staff da universidade, realizaram a mobilidade, por meio do mesmo projeto Erasmus+, para a Universidade de Dubrovnik. As principais motivações foram a aquisição de conhecimento e boas práticas no exterior, o desenvolvimento de novas competências nas áreas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, o fortalecimento da cooperação institucional e a ampliação da rede profissional.

Como resultado dessa iniciativa, foi estruturado um novo projeto Erasmus+, culminando na submissão, em janeiro de 2025, e na aprovação, em junho de 2025, da proposta “Evidence-Based Teaching on Recent Environmental Changes: North-South Earth Ecosystems Comparison and Future Projections”, no âmbito do Erasmus K171, voltado ao intercâmbio de alunos, professores e staff. Essa iniciativa reforça o compromisso da universidade com a excelência acadêmica, a capacitação docente e a construção de parcerias estratégicas no cenário global.