Alunas do Colégio Santa Cecília são finalistas em Concurso de Literatura Contemporânea

12

Giulia Piacsek Veloso concorre na categoria Poesia; Ellen Heiras Menezes e Isadora Salmi Gutierrez, na modalidade Crônica.

O talento literário dos estudantes do Colégio Santa Cecília foi, mais uma vez, reconhecido: três alunas estão entre os 70 finalistas do 16º Concurso Contemporâneo de Literatura 2025, realizado pela Contemporânea Projetos Culturais.

Giulia Piacsek Veloso, do 7º ano A, Ellen Heiras Menezes e Isadora Salmi Gutierrez, do 2º ano C, foram classificadas nas modalidades Poesia e Crônica, respectivamente, e agora concorrem a uma das cinco primeiras colocações em suas categorias.

A seleção dos trabalhos finalistas, realizada por uma comissão julgadora formada por escritores e personalidades do meio literário, reconheceu 15 crônicas e 30 poesias como as melhores da edição — todas inéditas e escritas em língua portuguesa. Ellen e Isadora figuram entre os 15 finalistas da Crônica, enquanto Giulia integra a lista dos 30 melhores textos na categoria Poesia.

A revelação dos vencedores de cada categoria ocorrerá no dia 8 de agosto de 2025, durante a Cerimônia de Premiação e Celebração dos 20 anos da Contemporânea Projetos Culturais, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Na ocasião, o primeiro colocado de cada categoria receberá um troféu; enquanto os autores classificados do segundo ao quinto lugar serão agraciados com medalhas.

Além disso, os textos finalistas na categoria Poesia – entre eles, o de Giulia – serão publicados na Antologia do Concurso, a ser lançada oficialmente na Cerimônia.

O concurso de crônicas é exclusivo para autores residentes na Baixada Santista, enquanto o de poesia é aberto a escritores de todo o Brasil e até do exterior, desde que os textos sejam escritos em português. A iniciativa busca incentivar a produção autoral e valorizar a expressão artística por meio das palavras.

Sobre a Contemporânea Projetos Culturais – A Contemporânea Projetos Culturais atua há duas décadas promovendo ações de incentivo à leitura, escrita e cultura. O concurso literário anual é uma das principais frentes da instituição, reconhecida por revelar novos talentos e fomentar a cena artística brasileira.