As atividades tiveram como objetivo aplicar os conceitos de produção de forma criativa e dinâmica.
O Brasil é o maior produtor mundial de café. Em 2022, o país exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas do grão, para 145 países, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Com o intuito de trazer esta realidade para a sala de aula, diante da relevância econômica dessa cadeia produtiva, os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolveram maquetes que representaram o ciclo completo do café.
A atividade aconteceu em dois dias, com temas diferentes, conduzida pelo Prof. Dr. Rafael Pedrosa. No dia 18 de junho, os alunos da disciplina de Projeto de Produtos de Fábrica apresentaram um protótipo móvel e funcional que demonstrava, de maneira prática e interativa, as principais etapas da produção e industrialização do café.
“Os alunos tiveram conteúdos teóricos convencionais, foram avaliados por eles e também o desafio de propor algo prático que pudesse gerar neles vivências, soft skills, gestão de tempo, recursos, inclusive de relacionamento. Eles desenvolveram isso usando o nosso espaço, como laboratório de inovação”, explica o docente.
Ele também relembrou o papel do profissional no campo agrícola. “O engenheiro de produção atua também muito fortemente nesse meio, o café passa a ser um produto elegível, tanto que a gente teve duas turmas distintas neste semestre escolhendo abordar o café sob pontos de vista diferentes”, diz.
Integração de processos e logística
Já no dia 23 de junho, durante a aula de Planejamento e Controle de Produção I, foi apresentada uma maquete que ilustrava todas as fases do ciclo do café, desde o plantio e colheita até o armazenamento, processamento industrial, logística do produto e comercialização. A proposta foi pensada para mostrar, de forma integrada, a importância do planejamento e a eficiência dos processos.
“Quando tem a vivência na faculdade, a gente aprende várias coisas, como funciona o processo, e a gente não tem ideia de como é até criar e fazer com nossas próprias mãos. A gente consegue trazer a teoria realmente para prática, por mais que é uma maquete que demonstra algo bem menor, mas a gente consegue entender as dificuldades, como funciona, qual o processo, onde começa e onde termina”, explica Renata Carvalho, estudante do 9º semestre de Engenharia de Produção.
As apresentações foram acompanhadas pelo coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica da Unisanta, Prof. Dr. Carlos Alberto Moino, que comentou sobre a relevância pedagógica das atividades, que exigiram dos estudantes um olhar estratégico sobre os processos.
Segundo o coordenador, os projetos reforçam o conhecimento dos alunos e o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. “O café não é produzido na nossa região, então eles tiveram que estudar toda a cadeia. E como acontece nas disciplinas da Universidade de Santa Cecília, o aluno faz projeto, colocando a mão na massa, estudando, pesquisando e apresentando. É um trabalho que coloca o aluno na vanguarda do que o mercado pede, que é um aluno capaz de trabalhar em equipe, desenvolver sua liderança dentro dos grupos e, principalmente, o sucesso de ter um projeto concluído”, finaliza.